A agenda desta terça-feira, 30 de julho, pode ter mais uma medalha para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Isto porque o dia marca a disputa de finais da ginástica artística feminina por equipes e o time brasileiro está entre os favoritos. A programação ainda conta com o início da fase eliminatória do tiro com arco e a estreia do triatlo. Confira os destaques abaixo.
Jogos Olímpicos - vôlei de praia feminino - primeira fase
N/A
Ginástica artística
A equipe brasileira de ginástica artística feminina vai disputar a final olímpica nesta terça-feira. Na fase classificatória, o time formado por Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Julia Soares e Flávia Saraiva fechou com a quarta colocação somando 166.469 pontos. A liderança foi dos Estados Unidos com 172.296, enquanto Itália, China, Japão, Canadá, Grã-Bretanha e Romênia completam a lista dos finalistas.
Com sua melhor geração da história, o time brasileiro conquistou o vice-campeonato mundial em 2023 e ainda terminou com o quarto colocado no Mundial de 2022. Dessa forma, com base nesses retrospectos recentes, as chances de medalhas em Paris-2024 são bastante reais. As disputas começam às 13h15 (horário de Brasília).
Tiro com arco
Marcus D’Almeida vai iniciar a corrida para um feito histórico nesta terça-feira, 30 de julho. Líder do ranking mundial, o atleta brasileiro está entre os favoritos à medalha do tiro com arco masculino. Caso confirme as projeções, será a primeira vez que o Brasil vai subir ao pódio da modalidade.
No último dia 25, a fase de ranqueamento do tiro com arco reuniu todos os 64 competidores e definiu o chaveamento da etapa seguinte, já eliminatória. O melhor ranqueado pega o pior, o segundo melhor enfrenta o segundo pior e assim por diante. Dessa forma, Marcus, que ficou em 17º lugar, tem pela frente, na primeira rodada do mata-mata, o ucraniano Mykhailo Usach, a partir das 2h da manhã. As finais estão programadas para o dia 4 de agosto.
Triatlo
A agenda desta terça-feira também marca a estreia do triatlo nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Recheada de polêmica, a disputa da modalidade no Rio Sena gera dúvidas sobre a qualidade da água, que causou até o cancelamento de sessões de treinos. No entanto, a organização manteve o programa para o dia 30 de julho e está confiante para a realização.
O Brasil vai contar com dois representantes no triatlo masculino. Miguel Hidalgo vive o melhor momento de sua carreira. Atualmente 9º colocado do ranking mundial, ele se sagrou campeão dos Jogos Pan-Americanos. No cenário global, Hidalgo finalizou em sexto lugar no Mundial de 2023, em oitavo no evento-teste para a Olimpíada. Manoel Messias ocupa a 34ª colocação da lista. Seu último grande resultado na modalidade aconteceu em 2022, quando foi bronze na etapa de Cagliari do Circuito Mundial, na Itália.
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.