Bronze para o Brasil! No segundo dia de disputa do judô nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, a brasileira Larissa Pimenta conquistou sua primeira medalha olímpica na carreira. Ela derrotou a italiana Odette Giuffrida e ficou com o bronze na categoria até 52kg.
+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP
No confronto decisivo, Larissa e Giuffrida fizeram um combate bastante equilibrado ao longo de todo o tempo regulamentar. Após levar duas punições, a brasileira partiu para uma postura mais ofensiva, tentando aplicar a maior parte dos golpes. Na fase de golden score, a judoca italiana também recebeu dois shidôs, deixando a disputa ainda mais emocionante. Pouco tempo depois, terceira punição para a atleta europeia e vitória histórica da Pimentinha nos Jogos de Paris-2024.
- 4 derrotas marcam estreia do Brasil no tênis em cadeira de rodas
- Pinheiros anuncia volta de Grummy ao time de Polo Aquático
- Gui Santos tem atuação discreta em derrota do Warriors
- Com reta final espetacular, Vôlei Renata faz 3 a 0 no Suzano
- Felipe Fraquelli e Ana Roth são os campeões nacionais de ILCA 6
A trajetória de Larissa
Pela categoria até 52kg, Larissa começou a campanha contra Djamila Silva, de Cabo Verde. Esta foi a quinta luta feminina do dia. A brasileira entrou como ampla favorita para o duelo, uma vez que a adversária ocupa a 44ª colocação do ranking mundial. Ela fez um duelo seguro e aplicou um Ude-hishigi-juji-gatame (chave de braço), com 1min29s de combate.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Já o duelo seguinte foi mais parelho. “Pimentinha” enfrentou a britânica Chelsea Giles, bronze em Tóquio-2020 e medalhista de prata no Mundial de 2022. A luta foi para o golden score e continuou equilibrada. Após mais de seis minutos, Larissa arremessou a rival por cima do ombro e conseguiu um waza-ari.
Nas quartas de final, ela enfrentou Amandine Buchard, judoca francesa empurrada por uma arena lotada com oito mil espectadores. No entanto, a brasileira não se importou com a pressão e fez uma luta parelha contra a quarta melhor atleta do mundo. Novamente a combate seguiu para o golden score. No fim, Buchard aplicou uma excelente técnica de imobilização, conquistando o waza-ari para vencer a luta.
Na chave de repescagem, Larissa Pimenta iniciou contra a alemã Mascha Ballhaus, número 8 do ranking e terceira colocada no Mundial deste ano. Depois de um começo equilibrado, a judoca do Brasil no 52kg assinalou um ippon contra a rival europeia seguiu viva na disputa pelo bronze. Para finalizar sua campanha heroica, Larissa bateu a italiana Odette Giuffrida, atual campeã mundial da modalidade, que foi derrota por atingir o número máximo de punições.