Agora é oficial! Os Jogos Olímpicos de Paris-2024 estão abertos. Neste sábado, 27 de julho, primeiro dia de competição, o Brasil já tem chances de conquistar medalhas no skate street, esgrima, natação e judô. Além disso, a agenda ainda deve contar com a estreias do vôlei e basquete masculino, Bia Haddad, Laura Pigossi e Luisa Stefani no tênis e o surfe fechando a programação. Confira todos os destaques abaixo
+SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
+Confira a agenda completa do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024
Natação
As duas principais esperanças de medalhas brasileiras na natação disputam suas principais provas já neste sábado, 27 de julho. Guilherme Costa e Maria Fernanda Costa vão brigar por um lugar no pódio nos 400m livre masculino e feminino, respectivamente. As baterias classificatórias estão marcadas para às 6h (horário de Brasília), enquanto as finais acontecem às 15h42.
Cachorrão, como é carinhosamente conhecido Guilherme Costa, foi o medalhista de bronze nos 400m livre no Campeonato Mundial de 2022. Neste ciclo olímpico, ele ainda ficou em quarto lugar em outras edições. Mafê não é parente de Guilherme, mas também manda bem na prova. Ela fez uma participação histórica no Mundial de natação, batendo o recorde sul-americano e ficando com o 4º lugar.
Street masculino
Sucesso nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, o skate também vai fazer sua estreia neste sábado. Assim como na capital japonesa, o Brasil deve brigar por um lugar no pódio. Na disputa, o país vai contar com Kelvin Hoefler, Giovanni Vianna e Felipe Gustavo. As preliminares começam às 7h, enquanto as finais às 12h.
Atual vice-campeão olímpico do skate street, Kelvin Hoefler desponta como principal chance de medalha para o Brasil. Ele não chega com tanta moral quanto seus concorrentes, mas não deve ficar de fora da briga pelo pódio. Giovanni Vianna e Felipe Gustavo têm títulos mundiais e podem surpreender.
Esgrima e judô
Nathalie Moellhausen é o grande nome da esgrima brasileira em Paris-2024. Radicada na capital francesa, a brasileira busca uma medalha inédita para o País na modalidade. Campeã mundial na espada feminina e oitava colocada no ranking, Moellhausen tem todas as chances de brigar pelas “cabeças”. Sua estreia acontece às 7h05 contra a canadense Ruien Xiao.
Tradicional modalidade no esporte olímpico brasileiro, o judô vai contar com representantes do país neste sábado. Michel Augusto (60kg) e Natasha Ferreira (48kg) estão correndo por fora na briga por um lugar no pódio. Contudo, sabemos que os judocas podem acordar em um dia inspirado. Sendo assim, não seria surpresa se eles voltassem com uma medalha para casa.
Outros destaques
Além das possíveis primeiras medalhas, o Brasil ainda vai ter outras estreias neste sábado, 27 de julho. Às 8h, a Seleção Masculina de vôlei deve fazer sua estreia nos Jogos Olímpicos fazendo o clássico mundial contra a Itália. Retornando à Olimpíada, a equipe brasileira do basquete masculino enfrenta os donos da casa às 12h15.
No tênis feminino, o principal nome da modalidade, Bia Haddad Maia, enfrenta a francesa Varvara Gracheva na primeira rodada do simples em Roland Garros. O jogo está programado para às 8h30. No mesmo horário, Laura Pigossi enfrenta a ucraniana Dayana Yastremska. Além disso, Bia deve retornar à quadra horas depois para jogar as duplas ao lado de Luisa Stefani. Elas têm pela frente uma dupla da China na estreia.
Por fim, para fechar, as previsões apontam boas ondas para as rodadas de abertura do surfe no Taiti. O Brasil entra com força máxima contando com seis atletas: Gabriel Medina, Filipe Toledo, João Chianca, Thaina Hinckel, Tati Weston-Webb e Luana Silva.