Caminho definido para os brasileiros do tênis nos Jogos Olímpicos de Paris 2024! Nesta quinta-feira (25), a Federação Internacional de Tênis (ITF) realizou o sorteio para o chaveamento dos torneios individuais e de duplas. A modalidade terá início neste sábado (27).
+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP
Atual número 22 do ranking WTA, Bia Haddad é a principal esperança de medalha do Brasil nos torneios individuais. A brasileira é a 14ª cabeça de chave em Paris 2024 e, por isso, escapou de adversárias mais fortes na primeira rodada. Na estreia, Bia Haddad terá pela frente um confronto inédito diante da russa que joga com cidadania francesa, Varvara Gracheva, 68ª colocada do ranking mundial. Além disso, caso ela avance na competição, enfrentará a vencedora do duelo entre a britânica Katie Boulter (34ª) e a eslovaca Anna Schmiedlova (70ª).
Ainda na disputa feminina, Laura Pigossi também conheceu o seu caminho na capital francesa. Atual campeã Pan-Americana e 110ª colocada do ranking, ela vai para o torneio simples como ‘azarona’. Na primeira rodada, Pigossi irá enfrentar a ucraniana Dayana Yastremska (26ª), a qual venceu no único duelo que teve na carreira, em Bogotá 2022. No entanto, vale destacar que a brasileira caiu em um quadrante complicado do chaveamento, que conta com a líder absoluta do ranking mundial, a polonesa Iga Swiatek.
+Guia do Tênis nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Clássicos no masculino
Já nas disputas simples entre os homens, o Brasil fará um duelo duplo contra tenistas argentinos. Número um do país e 72º do mundo, Thiago Wild faz a sua estreia em Paris 2024 diante do argentino Tomas Etcheverry (35º). Eles já se enfrentaram cinco vezes na carreira, com Etcheverry vencendo quatro deles.
Já Thiago Monteiro, número 79 do mundo, terá a difícil missão de superar o argentino Sebastian Baez (18º). Os tenistas também se enfrentaram em cinco ocasiões e Baez saiu como vencedor em quatro delas. Porém, vale destacar que Thiago Monteiro vem de uma ótima fase em sua carreira, tendo vitórias recentes sobre o top-10 Casper Ruud e o tcheco Tomas Machac (39º).
Disputas em duplas
A Federação Internacional de Tênis também divulgou o chaveamento dos torneios de duplas em Paris 2024. O formato em equipes, tanto do masculino quanto do feminino, começa a partir das oitavas de final. Entre as mulheres, o Brasil busca repetir a atuação histórica de Tóquio-2020 e voltar ao pódio olímpico. Na ocasião, Luisa Stefani e Laura Pigossi conquistaram a medalha de bronze.
Na França, Bia Haddad assume o lugar de Pigossi e, ao lado de Stefani, forma a parceria cabeça de chave número seis do torneio. No confronto de estreia as brasileiras encaram as chinesas Yue Yuan e Shuai Zhang. Além disso, em caso de vitória da dupla do Brasil, a partida seguinte será contra a dupla britânica Boulter/Watson ou a parceria alemã Kerber/Siegemund.
Por outro lado, no masculino, Monteiro e Wild jogam diante dos cazaques Aleksandr Nedovyesov e Alexander Bublik, na primeira rodada. Caso avancem, os brasileiros devem enfrentar os norte-americanos Austin Krajicek e Rajeev Ram, cabeças de chave número quatro. Por fim, vale lembrar que o Brasil não conta com uma dupla mista no torneio de tênis em Paris 2024.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK