8 5
Siga o OTD

Paris 2024

Ana Luiza estreia com melhor resultado internacional da vida

Brasileira do tiro com arco registra 660 pontos após atirar as 72 flechas, marca nunca antes alcançada em competições internacionais. Dia teve, ainda, quebra dos recordes olímpico e mundial

Ana Luiza Caetano tiro com arco Paris 2024 Jogos Olímpicos Olimpíada
(Miriam Jeske/COB)

Paris – A brasileira Ana Luiza Caetano fechou na 19ª colocação a fase de ranqueamento no individual feminino do tiro com arco nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Em sua estreia olímpica, ela cravou logo o melhor resultado internacional da carreira, somando 660 após atirar as 72 flechas. O desempenho rendeu um bom 19º lugar na competição disputada nesta quinta-feira (25) na Esplanade des Invalides, capital francesa. “Nossa, começo com o pé direito“, disse, logo após a competição.

+ Siga nosso canal do WhatsApp

A fase de ranqueamento do tiro com arco reúne todas as 64 competidoras e define o chaveamento da fase seguinte, já eliminatória. Assim, a melhor ranqueada pega a pior, a segunda melhor enfrenta a segunda pior e assim por diante. Ana Luiza Caetano vai, portanto, duelar contra Zina Pintaric na primeira rodada do mata-mata, agendado para terça-feira (30) a partir das 2h da manhã. A eslovena somou 638 pontos e ficou no 46º lugar.

Ana Luiza Caetano tiro com arco Paris 2024 Jogos Olímpicos Olimpíada
Ana Luiza, no centro, de óculos escuros, na linha de tiro do ranqueamento (Miriam Jeske/COB)

+ Confira o Guia dos Jogos

A melhor do dia foi a sul-coreana Lim Sihyeon, computando nada menos do que 694 pontos, novo recorde olímpico e mundial. As respectivas marcas anteriores eram de 680, da também sul-coreana An San, e 692 de Kang Chaeyoung, mais uma do país asiático.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por World Archery (@worldarchery)

Primeirona

Ana Luiza Caetano foi o primeiro atleta brasileiro a competir na Olimpíada de Paris. Ainda nesta quinta, mas a partir das 9h15, pelo horário de Brasília, Marcus D’Almeida disputa o individual masculino do tiro com arco. Marquinhos é uma das esperanças de medalha do Brasil nos Jogos. Além disso, a marca individual de ambos, somadas, vale para a competição de duplas mistas.

Ana Luiza Caetano tiro com arco Paris 2024 Jogos Olímpicos Olimpíada
(Miriam Jeske/COB)

Flecha a flecha

Ana Luiza Caetano abriu a participação do Brasil em Paris 2024 atirando na baia 19, ao lado da colombiana Ana Rendon Martinez. A brasileira fechou em 37º lugar a primeira sessão de seis tiros, somando 53 pontos. Nas seis flechas seguintes, acrescentou 56 e subiu para o 24º lugar com 109 pontos. Após outras duas sessões de seis tiros cada, caiu quatro postos computando 219.

Ana Luiza Caetano tiro com arco Paris 2024 Jogos Olímpicos Olimpíada
Ana Luiza e Rendon Martinez, à direita dela na foto (Miriam Jeske/COB)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

A seguir, um salto para a 11ª posição com 279 pontos graças a uma série perfeita de 60 pontos em seis tiros. Logo depois, mais 56 e o encerramento da primeira metade da disputa com a brasileira na 13ª colocação somando 335 pontos. A liderança já estava com a sul-coreana Lim Sihyeon registrando 353. Na segunda metade, Ana Luiza Caetano perdeu um pouco de rendimento nas sessões 10 e 11, mas ainda assim bateu o próprio recorde pessoal internacional logo na estreia dela nos Jogos Olímpicos.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Paris 2024