8 5
Siga o OTD

Paris 2024

Mesatenistas brasileiros conhecem seus adversários

Após sorteio realizado nesta quarta-feira (24), na França, foram definidos os primeiros confrontos e os chaveamentos dos torneios individuais, por equipes e de duplas mistas do tênis de mesa nos Jogos de Paris-2024

Hugo Calderano conquista a medalha de ouro no tênis de mesa dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 (Javier Vergara/Santiago-2023)
(Javier Vergara/Santiago-2023)

Os atletas brasileiros do tênis de mesa conheceram seus primeiros adversários e seus caminhos na luta pela tão sonhada medalha olímpica na Olimpíada de Paris-2024. Após sorteio realizado nesta quarta-feira (24), na França, foram definidos os chaveamentos dos torneios individuais, por equipes e de duplas mistas. A modalidade terá início no próximo sábado (27).

+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Atual número seis do ranking mundial e maior esperança de medalha do país em Paris, Hugo Calderano chega no evento entre os quatro primeiros cabeças de chave. Sua estreia será diante do cubano Andy Pereira, reeditando a final dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Caso alcance uma histórica fase de semifinal, o carioca poderá ter pela frente o chinês Wang Chuqin, atual líder do ranking.

Outro brasileiro na chave individual masculina é Vitor Ishiy, número 85 do mundo. Ele iniciará sua campanha contra o australiano Nicholas Lum (#38). Logo depois, em caso de vitória, o brasileiro irá encarar o vencedor entre o mexicano Marcos Madrid e o alemão Dimitrij Ovtcharov, atual 14º colocado do ranking.

Sorteio no feminino

Maior medalhista do tênis de mesa brasileiro feminino em Jogos Pan-Americanos, com oito conquistas, Bruna Takahashi terá pela frente uma nigeriana em sua estreia nos Jogos Olímpicos: Offiong Edem (#112). Se avançar, a paulista poderá ter um duelo continental contra a estadunidense Lily Zhang (#29).

Por outro lado, sua irmã mais nova, a jovem Giulia Takahashi, terá um grande desafio no seu primeiro compromisso em Paris. Ela jogará contra a chinesa Sun Yingsha, líder absoluta do ranking e dona de nove medalhas em Campeonatos Mundiais.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Duplas mistas e equipes

Representado por Bruna Takahashi e Vitor Ishiy, o Brasil ocupa a 18ª posição do ranking mundial de duplas mistas. Na estreia da Olimpíada, o time verde-amarelo encara os espanhóis Maria Xiao e Álvaro Robles, quarta melhor parceria do planeta. Caso avance, os brasileiros terão pela frente os vencedores do duelo entre Wong Chin Ting/Doo Hoi Kem, de Hong Kong, e Nandor Ecseki/Dora Madarasz, da Hungria.

Iniciando nas oitavas de final, Hugo Calderano, Vitor Ishiy, Guilherme Teodoro e Leonardo Iizuka (reserva) formam o elenco do país na competição por equipes entre os homens. Na nona posição do ranking mundial, eles estreiam contra Portugal, número oito do planeta. No feminino, Bruna Takahashi, Giulia Takahashi, Bruna Alexandre e Laura Watanabe abrem sua trajetória na Olimpíada contra a forte equipe da Coreia do Sul, terceiro melhor time na atualidade.

https://twitter.com/CBTM_TM/status/1816167080200466894

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paris 2024