Paris – Nesta terça-feira (23), a Vila dos Atletas dos Jogos Olímpicos Paris-2024 recebeu jornalistas de todo o mundo, que puderam conhecer as instalações disponíveis para os melhores atletas do planeta. E o Olimpíada Todo Dia esteve lá e entrou no prédio do Time Brasil, que conta com uma logística especial para atender nossos atletas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A Vila dos Atletas conta com 2500 apartamentos. As áreas comuns contam com o refeitório, um centro de jogos e uma área de serviços que conta com academia, lavanderia e até cabeleireiro. O Comitê Olímpico do Brasil conseguiu uma posição privilegiada, próximo do refeitório e do centro de transporte, onde os atletas pegam os ônibus disponibilizados pela organização para os locais de treino e competição.
“Foi um longo processo. Foi muito legal ver tudo se concretizando. O prédio a gente escolheu por alguns critérios. Nossas principais prioridades eram estar perto do refeitório e da área de transporte porque são onde os atletas mais vão diariamente. No final, somando todos os deslocamentos, os atletas que estão mais afastados podem estar andando uns cinco ou seis quilômetros por dia. Então a gente escolheu estrategicamente o local”, explica Joicy Ardies, subchefe de missão do Time Brasil. A delegação brasileira também sugeriu ao comitê organizador a instalação de uma escada provisória, que diminuiu o tempo de deslocamento dos atletas para o refeitório. Além disso, o prédio brasileiro ainda fica próximo de uma saída que fica na mesma rua da Base do Time Brasil em Saint-Ouen, com os atletas podendo ir até lá de van ou até mesmo caminhando.
Dentro do prédio
O Brasil ocupa cinco andares do seu prédio, com as delegações de Quênia, Moçambique e Estônia utilizando o resto do espaço. Além dos quartos da delegação brasileira, o COB montou uma academia e ainda conta com áreas especiais para atendimento médico, fisioterapêutico e psicológico.
Nós visitamos um apartamento que será ocupado em breve por Ana Patrícia e Duda, dupla campeã mundial de vôlei de praia. Ele tem um pequeno hall de entrada, dois quartos com duas camas de solteiro além de um banheiro. As camas são as famosas camas de papelão que na última Olimpíada causaram polêmica, mas renderam vídeos diversos de atletas pulando nelas para testar a resistência do material.
O prédio do Time Brasil na Vila dos Atletas será ocupado no futuro com escritórios. Assim, o COB teve a oportunidade de montar um espaço logo na entrada quase como um saguão de hotel, onde os atletas são recebidos assim que chegam. Enquanto estávamos lá, vimos a chegada da equipe brasileira de boxe e da tenista Laura Pigossi. No sofá do lounge ainda estavam alguns atletas da seleção masculina de vôlei que estavam aguardando para sair para o treino. Em um dos andares, tem uma área de convivência, com mesas, jogos de tabuleiro, videogame e sofás, onde os atletas de modalidades diferente poderão se encontrar durante a Olimpíada.
No centro do mundo:
Em uma festa de todas as nações, todo mundo se mistura um pouco. Praticamente todos os prédios contam com várias bandeiras na sacada. Caminhando pelas áreas comuns da vila, se viam todas as cores. Era atleta do Cazaquistão passeando de bicicleta, norte-coreanas correndo na esteira da academia, italianos chegando com várias malas.
A Vila dos Atletas também abrigam várias estrelas do esporte mundial. Mais cedo, Pâmela Rosa postou uma foto com o tenista Rafael Nadal. Na nossa visita, o principal nome que avistamos foi Simone Biles, que estava gravando uma reportagem para uma TV estadunidense, junto com as outras ginastas da equipe feminina dos Estados Unidos.