Siga o OTD

Paris 2024

Vila Olímpica de Paris abre suas portas a oito dias dos Jogos

Vila Olímpica abre suas portas e recebe primeiros atletas a oito dias da cerimônia de abertura dos Jogos de Paris-2024

Bandeiras da Vila Olímpica dos Jogos de Paris-2024
(Foto: Helena Petry/COB)

Um dos momentos mais aguardados entre os dias que antecedem uma edição de Jogos Olímpicos, a Vila Olímpica de Paris-2024 abriu suas portas na manhã desta quinta-feira (18), a uma semana da cerimônia de abertura oficial da Olimpíada. As delegações da Colômbia, Tailândia e Austrália foram as primeiras a se acomodarem no complexo. Os primeiros atletas brasileiros a entrar no complexo serão da ginástica artística.

A abertura oficial da Vila Olímpica contou com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, que deu as boas-vindas aos primeiros atletas. “Finalmente, estamos aqui. Foi uma longa jornada nestes sete anos, mas tem sido extremamente gratificante. Temos uma Vila Olímpica maravilhosa e todos os ingredientes para uns grandes Jogos Olímpicos estão aqui”, disse ele.

A Vila Olímpica fica localizada em uma área de 52 hectares na região entre Saint-Denis, Saint Ouen e L’Île-Saint-Denis, no norte de Paris. Mais de 14 mil pessoas se acomodarão no local durante os Jogos Olímpicos e mais de 8 mil durante a Paralimpíada. Cerca de 60 mil refeições diárias serão servidas no local, que conta com 82 edifícios, 3.000 apartamentos e 7.200 quartos. Após os Jogos, o complexo se tornará um bairro residencial e comercial.

O Brasil na Vila

A primeira parte da delegação brasileira, que conta com 276 atletas, chega na Vila Olímpica na tarde desta quinta-feira. Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Julia Soares, Lorrane Oliveira, Arthur Nory e Diogo Soares, da ginástica artística, serão os primeiros atletas do Time Brasil a se acomodarem no local. A equipe está em solo francês há 12 dias, onde realizou aclimatação na cidade de Troyes.

Apesar dos atletas só entrarem nesta quinta-feira, o Time Brasil está presente na Vila há alguns dias. Integrantes da área de Infraestrutura e de Jogos e Operações Internacionais do Comitê Olímpico do Brasil (COB) chegaram mais cedo para montar espaços e organizar materiais dentro e fora do espaço. Os atletas brasileiros também contarão com bases de apoio, incluindo uma a 600 metros da entrada da Vila.

Depois da ginástica artística, será a vez do vôlei feminino entrar na Vila Olímpica de Paris-2024, nesta sexta-feira (19). Em seguida, no sábado (20), será a vez do vôlei de praia. A partir do domingo (21), o local passará a ficar cada vez mais verde e amarelo com as chegada dos atletas do ciclismo BMX, ciclismo MTB, esgrima, hipismo CCE, rúgbi sevens, skate e tiro com arco. Badminton, handebol, natação, tênis, tênis de mesa e vôlei masculino se juntam no dia 22.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paris 2024