Um dos momentos mais aguardados entre os dias que antecedem uma edição de Jogos Olímpicos, a Vila Olímpica de Paris-2024 abriu suas portas na manhã desta quinta-feira (18), a uma semana da cerimônia de abertura oficial da Olimpíada. As delegações da Colômbia, Tailândia e Austrália foram as primeiras a se acomodarem no complexo. Os primeiros atletas brasileiros a entrar no complexo serão da ginástica artística.
- Mackenzie vence pela primeira vez na Superliga após 12 anos
- Flamengo atropela Caxias e assume a liderança do NBB
- Laura Pigossi se recupera de revés e avança nas duplas em Cáli
- Davi Fujii e Karina Senaga avançam aos playoffs em Caracas
- Minas derrota o Brasília e mantém invencibilidade na Superliga
A abertura oficial da Vila Olímpica contou com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, que deu as boas-vindas aos primeiros atletas. “Finalmente, estamos aqui. Foi uma longa jornada nestes sete anos, mas tem sido extremamente gratificante. Temos uma Vila Olímpica maravilhosa e todos os ingredientes para uns grandes Jogos Olímpicos estão aqui”, disse ele.
A Vila Olímpica fica localizada em uma área de 52 hectares na região entre Saint-Denis, Saint Ouen e L’Île-Saint-Denis, no norte de Paris. Mais de 14 mil pessoas se acomodarão no local durante os Jogos Olímpicos e mais de 8 mil durante a Paralimpíada. Cerca de 60 mil refeições diárias serão servidas no local, que conta com 82 edifícios, 3.000 apartamentos e 7.200 quartos. Após os Jogos, o complexo se tornará um bairro residencial e comercial.
O Brasil na Vila
A primeira parte da delegação brasileira, que conta com 276 atletas, chega na Vila Olímpica na tarde desta quinta-feira. Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Julia Soares, Lorrane Oliveira, Arthur Nory e Diogo Soares, da ginástica artística, serão os primeiros atletas do Time Brasil a se acomodarem no local. A equipe está em solo francês há 12 dias, onde realizou aclimatação na cidade de Troyes.
Apesar dos atletas só entrarem nesta quinta-feira, o Time Brasil está presente na Vila há alguns dias. Integrantes da área de Infraestrutura e de Jogos e Operações Internacionais do Comitê Olímpico do Brasil (COB) chegaram mais cedo para montar espaços e organizar materiais dentro e fora do espaço. Os atletas brasileiros também contarão com bases de apoio, incluindo uma a 600 metros da entrada da Vila.
Depois da ginástica artística, será a vez do vôlei feminino entrar na Vila Olímpica de Paris-2024, nesta sexta-feira (19). Em seguida, no sábado (20), será a vez do vôlei de praia. A partir do domingo (21), o local passará a ficar cada vez mais verde e amarelo com as chegada dos atletas do ciclismo BMX, ciclismo MTB, esgrima, hipismo CCE, rúgbi sevens, skate e tiro com arco. Badminton, handebol, natação, tênis, tênis de mesa e vôlei masculino se juntam no dia 22.