Faltando menos de duas semanas para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, a Ministra do Esporte da França, Amélie Oudéa-Castéra, cumpriu a promessa e nadou nas águas do Rio Sena na manhã deste sábado (13). Foi um mergulho simbólico, numa tentativa de mostrar que o rio está apto para receber as provas das águas abertas e do triatlo no megaevento.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
Trajando roupa de mergulho e uma touca, Oudéa-Castéra sofreu um pequeno escorregão ao entrar no rio, mas depois nadou alguns metros na altura da Ponte des Invalides, próximo à Ponte Alexandre III. “Cumprimos nossa promessa”, disse a ex-tenista, que teve ao seu lado Alexis Hanquinquant, triatleta que será o porta-bandeira da França nos Jogos Paralímpicos.
A natação no Sena foi proibida em 1923 devido à poluição. Desde então, políticos franceses prometeram tornar o rio novamente navegável, mas isto nunca aconteceu. Por conta dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o projeto de despoluição foi reativado pela organização e pela prefeitura da cidade, desta vez em um ritmo mais acelerado.
Promesse tenue ! 🏊
— Amélie Oudéa-Castéra (@AOC1978) July 13, 2024
Avec @AHanquinquant, notre champion paralympique de triathlon, qui fêtait son rôle de porte-drapeau à Paris 2024 ! 🇫🇷 pic.twitter.com/SsJYaWwhSS
Há algumas semanas ainda havia uma preocupação para saber se o rio estaria apto para receber as disputas olímpicas e paralímpicas, uma vez que os níveis de poluição da água ainda estavam muito altos. Isto se deu muito por conta do intenso início de ano chuvoso vivido na França. No entanto, uma nova análise nesta semana concluiu que o rio está em condições para a realização do evento.
Prefeita também promete mergulhar
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, também prometeu banhar-se nas águas do Sena. Ela agendou seu mergulho para a próxima quarta-feira (17), de acordo com a Open Swim Stars, parceira do Comitê Organizador Paris-2024. O presidente francês, Emmanuel Macron, também falou que mergulharia no rio em fevereiro, mas não deu datas para isto.
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, em que as delegações navegarão em barcos no Rio Sena, acontecerá em 26 de julho. As provas do triatlo ocorrerão nos dias 30 e 31 de julho, enquanto as da maratona aquática serão em 8 e 9 de agosto. A Paralimpíada começa em 28 de agosto, sendo que as disputas do paratriatlo serão 1º e 2 de setembro.