No OTD em Paris de hoje, você vai conhecer o Estádio Torre Eiffel, casa do vôlei de praia na Olimpíada. A arena é uma das instalações temporárias erguidas em alguns dos principais pontos turísticos da capital francesa.
Outros exemplos são a Arena de Esportes urbanos na Praça da Concórdia e a Arena dos Inválidos, que vai receber o tiro com arco. Essa utilização de espaços públicos deve virar a base para próximas candidaturas olímpicas.
“Recebemos os Jogos 100 anos após a segunda Olimpíada de Paris. Estamos em um dos lugares mais icônicos da cidade e que demostra bem o conceito dos Jogos na visão da prefeitura. Falamos sobre Jogos sóbrio, que utilizam infraestruturas existentes e que não vão virar elefantes brancos”, enalteceu o porta voz da prefeitura, Eric Lejoindre.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, X, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A arena tem capacidade para 13.000 espectadores e começou a ser erguida em março. Ela fica no Champ-de-Mars, um parque público que fica em frente à Torre Eiffel, o monumento mais famoso da França.
O local abriga ao todo cinco quadras. Além da área principal, existem ainda duas instalações de treino e duas de aquecimento. O mais legal é que o público vai poder acompanhar de pertinho o treino dos atletas.
- 4 derrotas marcam estreia do Brasil no tênis em cadeira de rodas
- Pinheiros anuncia volta de Grummy ao time de Polo Aquático
- Gui Santos tem atuação discreta em derrota do Warriors
- Com reta final espetacular, Vôlei Renata faz 3 a 0 no Suzano
- Felipe Fraquelli e Ana Roth são os campeões nacionais de ILCA 6
Cada quadra é abastecida por cerca de 400 toneladas de areia, que é de origem francesa, e vem de uma fornecedora que fica a menos de 100 km de Paris. Ela segue os parâmetros de espessura e coloração definidos pela FIVB (Federação Internacional de Voleibol). O material passa por um tratamento para que esteja adequado para o jogo, mas também para a saúde dos atletas.
Duplas brasileiras
O Brasil vai ser representado em Paris por quatro duplas. Ana Patrícia/Duda, além de Carol Solberg/Bárbara são cabeças de chave na disputa feminina. O mesmo vale para André/George. O elenco masculino também conta com a dupla Arthur/Evandro.
O vôlei de praia vai ser disputado entre os dias 27 de julho e 10 de agosto, portanto, durante quase toda a Olimpíada.
Durante os Jogos Paralímpicos, o Estádio Torre Eiffel vai ser a casa do futebol de cegos. O gramado artificial da modalidade vai ser implementado sobre a areia do vôlei, o que dá um ganho logístico para a organização dos Jogos.