A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) anunciou, nesta quinta-feira (4), a convocação do Time Brasil da canoagem velocidade nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Com a maior delegação dos últimos anos, o Brasil conta com seis cotas olímpicas, que foram preenchidas por Isaquias Queiroz, Jacky Godmann, Mateus Nunes, Vagner Souta, Ana Paula Pergutz e Valdenice Conceição.
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
- Osasco x Pinheiros – Superliga: quando e onde assistir
- Minas Tênis Clube x Brasília – Superliga: quando e onde assistir
- Luana Silva recebe wildcard para a temporada 2025 da WSL
- Com João Fonseca e Zverev, Rio Open 2025 divulga participantes
Dentre os convocados, Isaquias Queiroz foi o único atleta convocado em mais de uma prova, no C1 1000m e no C2 500m. Quatro vezes medalhista olímpico, o baiano vai para a sua terceira Olimpíadas em busca de fazer história. Isso porque, caso ele conquiste mais uma medalha, igualará Robert Scheidt e Torben Grael, da vela, como maior medalhista olímpico brasileiro. Com duas, passaria a ser o único atleta do país com seis pódios.
“Hoje eu me sinto muito bem praparado para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Para nós, a medalha olímpica é sempre a coisa mais importante. Em Tóquio, a medalha no C2 não saiu, e o quarto lugar ficou entalado na garganta. Por isso, minha expectativa em Paris é de conquistar as duas medalhas de ouro, esse é o pensamento. Então não vou para brigar por prata ou bronze, o foco total é no melhor resultado possível”.
Jacky Godmann formará a dupla no C2 500m. Principal canoísta com a mão esquerda, ele faz o par perfeito com Isaquias. Além disso, ele esteve presente na conquista da vaga olímpica da categoria, quando venceu a prova no Campeonato Pan-Americano, ao lado de Filipe Vieira. Paris 2024 será a segunda Olimpíada de Godmann. Em Tóquio-2020, formou dupla com Isaquias no C2 1000m, ficando no quarto lugar.
Estreias em Paris
Mateus Nunes representará o Brasil no C1 1000m, indo para a sua primeira participação de Jogos Olímpicos. Ele tem apenas 18 anos de idade e se destacou nas últimas edições do Olympic Hopes, importante torneio de base da canoagem velocidade. Filipe Vieira, que foi campeão mundial sub-23 no C1 500m no ano passado, ficou de fora da convocação.
O treinador nacional da Canoagem Velocidade, Lauro de Souza Júnior, explicou o critério para a convocação de Mateus. “Temos grandes atletas que estão surgindo na canoagem brasileira, e o nosso objetivo é tornar o Brasil em uma potência olímpica. O Filipe é o atual campeão mundial Sub-23, mas na prova C1 500m, e o trabalho com ele era visando o C2 500m (que teve Isaquias e Jacky convocados). Por outro lado, no C1 1000m, o Mateus Nunes fez as melhores marcas depois de Isaquias Queiroz e ficou com a vaga. Nosso processo de escolha é na água, tudo depende da performance nos treinos e competições. A modalidade não é subjetiva, então quem chega na frente com o melhor tempo ganha”.
Por fim, Valdenice Conceição disputará o C1 200m feminino. A canoísta fez história ao vencer o Campeonato Pan-Americano da categoria, conquistando uma vaga olímpica para o Brasil na canoa feminina pela primeira vez. Estreante nos Jogos Olímpicos, Valdenice é um nome forte na briga por medalhas em Paris 2024.
Caiaque
No caiaque, o Brasil participará de duas categorias, o K1 1000m masculino e o K1 500m feminino. Vagner Souta foi confirmado como representante da prova masculina. Ele assegurou a cota olímpica com a medalha de bronze no Pan-Americano. Apesar de o torneio garantir vagas apenas para os dois primeiros colocados, o norte-americano Jonas Ecker (2°) já havia garantido uma cota para o país no K2 1000m. Assim, como um mesmo atleta não pode conseguir duas cotas para o país, a vaga passou para o terceiro colocado da prova. Esta será a terceira Olimpíada de Souta.
SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Por fim, Ana Paula Vergutz fecha a convocação do Time Brasil na canoagem velocidade, no K1 500m feminino. Ela assegurou a vaga para o país após conquistar a medalha de prata no Campeonato Pan-Americano de Canoagem de Velocidade. Ana Paula vai para a sua segunda Olimpíada. Ela esteve presente no Rio 2016 através da cota de país-sede. Vergutz é pioneira na canoagem velocidade feminina, sendo a primeira mulher a disputar um Jogos Olímpicos.