Siga o OTD

Paris 2024

CBCa anuncia os convocados da canoagem velocidade para Paris

Time Brasil terá Isaquias Queiroz, Jacky Godmann, Matheus Nunes, Vagner Souta, Ana Paula Pergutz e Valdenice Conceição em Paris 2024

CBCa, canoagem velocidade, isaquias queiroz, paris 2024, Jogos Olímpicos
(Foto: Fabrizio Giachero/OTD)

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) anunciou, nesta quinta-feira (4), a convocação do Time Brasil da canoagem velocidade nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Com a maior delegação dos últimos anos, o Brasil conta com seis cotas olímpicas, que foram preenchidas por Isaquias Queiroz, Jacky Godmann, Mateus Nunes, Vagner Souta, Ana Paula Pergutz e Valdenice Conceição.

Dentre os convocados, Isaquias Queiroz foi o único atleta convocado em mais de uma prova, no C1 1000m e no C2 500m. Quatro vezes medalhista olímpico, o baiano vai para a sua terceira Olimpíadas em busca de fazer história. Isso porque, caso ele conquiste mais uma medalha, igualará Robert Scheidt e Torben Grael, da vela, como maior medalhista olímpico brasileiro. Com duas, passaria a ser o único atleta do país com seis pódios.

“Hoje eu me sinto muito bem praparado para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Para nós, a medalha olímpica é sempre a coisa mais importante. Em Tóquio, a medalha no C2 não saiu, e o quarto lugar ficou entalado na garganta. Por isso, minha expectativa em Paris é de conquistar as duas medalhas de ouro, esse é o pensamento. Então não vou para brigar por prata ou bronze, o foco total é no melhor resultado possível”.

Jacky Godmann formará a dupla no C2 500m. Principal canoísta com a mão esquerda, ele faz o par perfeito com Isaquias. Além disso, ele esteve presente na conquista da vaga olímpica da categoria, quando venceu a prova no Campeonato Pan-Americano, ao lado de Filipe Vieira. Paris 2024 será a segunda Olimpíada de Godmann. Em Tóquio-2020, formou dupla com Isaquias no C2 1000m, ficando no quarto lugar.

Estreias em Paris

Mateus Nunes representará o Brasil no C1 1000m, indo para a sua primeira participação de Jogos Olímpicos. Ele tem apenas 18 anos de idade e se destacou nas últimas edições do Olympic Hopes, importante torneio de base da canoagem velocidade. Filipe Vieira, que foi campeão mundial sub-23 no C1 500m no ano passado, ficou de fora da convocação.

O treinador nacional da Canoagem Velocidade, Lauro de Souza Júnior, explicou o critério para a convocação de Mateus. “Temos grandes atletas que estão surgindo na canoagem brasileira, e o nosso objetivo é tornar o Brasil em uma potência olímpica. O Filipe é o atual campeão mundial Sub-23, mas na prova C1 500m, e o trabalho com ele era visando o C2 500m (que teve Isaquias e Jacky convocados). Por outro lado, no C1 1000m, o Mateus Nunes fez as melhores marcas depois de Isaquias Queiroz e ficou com a vaga. Nosso processo de escolha é na água, tudo depende da performance nos treinos e competições. A modalidade não é subjetiva, então quem chega na frente com o melhor tempo ganha”.

Por fim, Valdenice Conceição disputará o C1 200m feminino. A canoísta fez história ao vencer o Campeonato Pan-Americano da categoria, conquistando uma vaga olímpica para o Brasil na canoa feminina pela primeira vez. Estreante nos Jogos Olímpicos, Valdenice é um nome forte na briga por medalhas em Paris 2024.

Caiaque

Vagner Souta bronze Jogos Sul-Americanos canoagem velocidade k1 1000 m Isaquias Queiroz
Vagner Souta foi bronze Jogos Sul-Americanos canoagem velocidade K1 1000m (Gaspar Nóbrega/COB)

No caiaque, o Brasil participará de duas categorias, o K1 1000m masculino e o K1 500m feminino. Vagner Souta foi confirmado como representante da prova masculina. Ele assegurou a cota olímpica com a medalha de bronze no Pan-Americano. Apesar de o torneio garantir vagas apenas para os dois primeiros colocados, o norte-americano Jonas Ecker (2°) já havia garantido uma cota para o país no K2 1000m. Assim, como um mesmo atleta não pode conseguir duas cotas para o país, a vaga passou para o terceiro colocado da prova. Esta será a terceira Olimpíada de Souta.

 SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Por fim, Ana Paula Vergutz fecha a convocação do Time Brasil na canoagem velocidade, no K1 500m feminino. Ela assegurou a vaga para o país após conquistar a medalha de prata no Campeonato Pan-Americano de Canoagem de Velocidade. Ana Paula vai para a sua segunda Olimpíada. Ela esteve presente no Rio 2016 através da cota de país-sede. Vergutz é pioneira na canoagem velocidade feminina, sendo a primeira mulher a disputar um Jogos Olímpicos.

Paulista de 25 anos. Graduando em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Paris 2024