A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) divulgou, nesta sexta-feira (14), a convocação da seleção brasileira de handebol feminino para a última fase de treinamentos antes dos Jogos olímpicos de Paris-2024. O técnico Cristiano Rocha chamou 21 nomes, que participarão dos treinos no Rio de Janeiro entre 16 de junho e 04 de julho. Deste grupo, sairão as 14 jogadoras da Olimpíada.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
Foram chamadas três goleiras, nove armadoras, seis pontas e três pivôs. Dos 21 nomes, 20 atuam em solo europeu. A única que joga no Brasil é a armadora Micaela Rodrigues, do Pinheiros. Um dos principais nomes da história do handebol feminino, Ana Paula Rodrigues ficou de fora da lista. Campeã mundial em 2013, ela foi descartada por Cristiano Rocha por ainda estar se recuperando de uma lesão ligamentar no joelho sofrida no ano passado.
O grande nome da convocação é Bruna de Paula, que foi campeã da Champions League Europeia com o Gyori, da Hungria, há duas semanas. Além dela, outros nomes que vêm marcando a geração foram chamados, como as goleiras Babi Arenhart, Gabriela Moreschi e Renata Arruda, a pivô Tamires Morena e as pontas Adriana Cardoso, Mariana Costa e Larissa Araújo.
O Brasil em Paris
As Leoas vão se apresentar no Rio de Janeiro no domingo (16) e iniciarão os treinos na segunda-feira (17). Elas ficarão concentradas até 04 de julho. Das 21 jogadoras presentes na fase de treinamento, 14 serão convocadas para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 e outras três poderão ir à capital francesa como reservas – poderão substituir alguma das “titulares” em caso de lesão.
O Brasil garantiu sua vaga em Paris-2024 após conquistar o heptacampeonato dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, em outubro passado. A equipe está no grupo B do torneio olímpico, ao lado de Angola, Espanha, França, Holanda e Hungria. Destas seis seleções, quatro avançam para as quartas de finais. A seleção fará sua estreia em 25 de julho, às 09h (horário de Brasília), contra a Espanha, no Paris Expo de Versailles.
Convocação da seleção brasileira de handebol feminino para a fase pré-olímpica:
Goleiras
Babi Arenhart – Krim Ljubljana (SLO)
Gabriela Moreschi – CSM Bucuresti (ROU)
Renata Arruda – Gloria Bistrita (ROU)
Armadoras
Bruna de Paula – Gyori Audi (HUN)
Gabriela Bitolo – Málaga Costa del Sol (ESP)
Giulia Guarieiro – Granollers (ESP)
Jhenniferr Lopes – Rocasa Gran Canária (ESP)
Kelly Rosa – Elche (ESP)
Mariane Fernandes – Bera Bera (ESP)
Micaela Rodrigues – Pinheiros (BRA)
Patrícia Matieli – Zaglebie Lubin (POL)
Samara Vieira – Konyaalti Belediye (TUR)
Pivôs
Marcela Arounian – Valladolid (ESP)
Sabryne Santos – Benfica (POR)
Tamires Morena – Gloria Bistrita (ROU)
Pontas
Adriana Cardoso – Buducnost Bemax (MNG)
Jéssica Quintino – Dunarea Braila (ROU)
Mariana Costa – Gurpea Beti-Onak (ESP)
Ana Bolzan – Benfica (POR)
Lari Araújo – Corona Brasov (ROU)
Thais Fermo – Porriño (ESP)