Vaga olímpica no levantamento de peso! A brasileira Amanda Schott carimbou seu passaporte para disputar os Jogos Olímpicos de Paris-2024 na categoria até 71kg. Ela ficou em 11º lugar no ranking olímpico – apenas as dez primeiras se classificam de forma direta -, mas foi beneficiada porque a China optou por não convocar a representante desta categoria, o que ampliou a zona de classificação.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
De acordo com o sistema qualificatório olímpico do levantamento de peso, os dez primeiros atletas de cada uma das dez categorias de peso (cinco masculinas e cinco femininas) garantem vaga para Paris-2024. No entanto, há um limite de que um mesmo país só pode levar três homens e três mulheres aos Jogos Olímpicos, independentemente de quantos atletas estiverem na zona de classificação.
A corrida olímpica durou entre 1º de agosto de 2022 e 28 de abril de 2024, sendo encerrada após a Copa do Mundo de Phuket. Amanda Schott fechou o ranking olímpico na 11ª colocação, com 238kg totais. Ela ficou a apenas 1kg da nigeriana Joy Eze, que ficou na décima posição. A princípio, a brasileira ficaria sem vaga olímpica, mas isto mudou com a convocação da equipe chinesa nesta sexta-feira (10).
A China fechou a corrida olímpica na liderança de todas as cinco categorias femininas. Assim, o país precisou escolher quais seriam as suas representantes em Paris. A decisão foi por levar Hou Zhihui (49kg), Luo Shifang (59kg) e Li Wenwen (+81kg). Portanto, Liao Guifang (71kg) foi preterida e não irá a Paris. Assim, uma nova vaga se abriu na categoria, que ficou com Amanda Schott.
Uma das grandes revelações deste ciclo olímpico, Amanda tem 27 anos de idade e é natural do Rio de Janeiro. Atual recordista brasileira na categoria até 71kg, ela faturou um bronze no arranco no Mundial de Tashkent, de 2021, e bronzes no Campeonato Pan-Americano de 2021 e de 2024. Esta será sua primeira participação olímpica, após também ter participado dos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023.
Amanda & Laura
Além de Amanda, o Brasil contará com a participação de Laura Amaro em Paris-2024. Ex-atleta do skeleton, a carioca de 23 anos garantiu sua inédita classificação ao ser nona colocada no ranking olímpico da categoria até 81kg, com 253kg. As disputas do levantamento de peso nos Jogos Olímpicos ocorrerão entre 7 e 11 de agosto, no Paris Expo Porte de Versailles.