A Seletiva Olímpica de Natação começa nesta segunda-feira (6), mas nem todos os nadadores aptos vão competir. A atleta gaúcha Viviane Jungblut desistiu da disputa em ato de solidariedade à população afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Devido ao problema, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) divulgou comunicado neste domingo (5). A entidade informa que abrirá exceção ao Grêmio Náutico União, que está impossibilitado de se dirigir ao Rio de Janeiro.
Viviane Jungblut decidiu abrir mão da Seletiva Olímpica de Natação. A decisão está tomada mesmo que exista a possibilidade de deslocamento de Porto Alegre ao Rio de Janeiro nos próximos dias. A gaúcha já tem vaga para Jogos Olímpicos de Paris para as disputas em Águas Abertas. Com os acontecimentos recentes, a atleta optou por direcionar seu tempo e esforços para ajudar as pessoas que estão passando por dificuldades.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Em publicação em suas redes sociais, Viviane Jungblut diz que “sua escolha reflete um compromisso genuíno com o bem-estar e a solidariedade, destacando valores que vão além das conquistas esportivas”. A Seletiva Olímpica da Natação será na piscina da Comissão de Desportos da Aeronáutica, em Campos Afonsos, e também valerá para Troféu Brasil de Natação, a principal competição do calendário nacional em 2024.
CBDA ajusta programa de provas
O Grêmio Náutico União, clube de Viviane Jungblut, está impossibilitado de deixar Porto Alegre por conta das tragédias. Por causa disso, a CBDA determinou pela readequação do programa de provas da Seletiva Olímpica de Natação unicamente para a equipe assim que o clube gaúcho tiver condições de se encaminhar ao Rio de Janeiro. As disputas serão separadas e debatidas diretamente com a equipe gaúcha. Com a resolução, a entidade máxima da modalidade diz que dará a mesma chance à todos conforme estabelecido no edital.
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
- Sporting, de Edy Oliveira, vence o PSG pela Champions League
A decisão foi amplamente apoiada em congresso técnico e a CBDA, por meio de seu presidente Luiz Fernando Coelho, diz no comunicado que se solidariza com as vítimas da catástrofe que assola o Rio Grande do Sul. Até o instante, somente seis nadadores já alcançaram o índice olímpico em competições deliberadas como proteção para classificação olímpica. São eles: Beatriz Dizotti, Gabrielle Roncatto, Maria Fernanda Costa, Kayky Mota, Guilherme Costa e Guilherme Caribé.