8 5
Siga o OTD

Paris 2024

Marco Grael e Gabriel Simões conquistam vaga olímpica na vela

Marco Grael e Gabriel Simões venceram a 15ª regata da classe 49er da Semana Olímpica de Hyères e garantiram a vaga olímpica

Marco Grael e Gabriel Simões em ação na classe 49er (Foto: Jankovics Villatoro)
Marco e Gabriel (Foto: Jankovics Villatoro)

Marco Grael e Gabriel Simões estão classificados para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Nesta quinta-feira (25), os brasileiros venceram a 15ª regata da classe 49er da Semana Olímpica de Hyères. Com isso, garantiram uma das quatro vagas distribuídas pela classe no evento.

Em 15 regatas da classe 49er, Marco Grael e Gabriel Simões conseguiram somar 89 pontos. Eles terminaram na primeira posição em três provas e na segunda em duas. Na classificação geral, a embarcação brasileira só ficou atrás da Alemanha, na liderança com 86 e da Bélgica, em segundo com 87. 

A regata da medalha está prevista para esta sexta-feira (26). Nela, as pontuações das equipes valem o dobro. Apesar disso, a dupla brasileira não pode mais ser ultrapassada pelos italianos Simone Ferrarese e Leonardo Chiste, que somam 115 pontos na sexta posição, última elegível para vaga olímpica.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Apesar da classificação, a ida dos atletas ainda é incerta. De acordo com o regulamento da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), os atletas precisam fechar entre os 16 melhores dos Campeonatos Mundiais de 2022 e 2023. Contudo, segundo informações do jornalista Demétrio Vecchioli, a confederação deve “largar” este critério e levar os barcos brasileiros para Paris.

Além de Marco Grael e Gabriel Simões, outras duas velejadoras do Brasil também estavam na busca por uma vaga na Olimpíada. Maria do Socorro Reis, no Formula Kite, finalizou sua campanha na 11ª colocação, com o somatório de 119 pontos perdidos. Do mesmo modo, na disputa do IQFoil, Giovanna Prada ficou no 13º lugar, alcançando a pontuação de 121.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Paris 2024