As seleções brasileiras embarcaram à caminho de Utsunomiya, no Japão, para a disputa do Pré-Olímpico de basquete 3×3, em busca de garantir suas vagas na Olimpíada de Paris-2024. A competição acontecerá entre os dias 3 e 5 de maio. Na preparação para o torneio, o Brasil realizará alguns amistosos em terras japonesas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
“Vamos utilizar esse período para nos conectarmos ainda mais como equipe, adaptação ao fuso e trabalho diário para chegar o mais prontos possíveis no Pré-Olímpico” disse Thiago de Sordi, treinador da seleção masculina. Fora dos Jogos de Tóquio-2020, quando o basquete 3×3 estreou no programa olímpico, o Brasil busca obter sua primeira participação na modalidade, depois de ter estado presente nos últimos quatro Mundiais.
- Lucas Pinheiro retorna ao slalom com 4º lugar em Levi
- Nicole Silveira fica em sexto lugar na segunda Copa do Mundo
- Ricardo Lucarelli faz 11 pontos em vitória do Stings Aichi
- Brasil faz bom jogo mas é vice no sub-19 misto do WTT Youth
- Bia Haddad e Carol Meligeni comentam sobre vitórias na BJK Cup
No masculino, o Brasil conseguiu a vaga no Pré-Olímpico após o quarto lugar no Mundial do ano passado e competirá no grupo A, ao lado de Lituânia, Letônia e Porto Rico. Já na outra chave, Egito, França, Japão e Mongólia lutarão pela classificação ao mata-mata e, depois, pela vaga em Paris-2024. Entre as mulheres, a seleção brasileira se classificou com o segundo lugar na última AmeriCup e enfrentará Alemanha, Áustria e Japão. O grupo B conta com Austrália, Canadá, Holanda e Quênia.
“É um campeonato difícil, mas chegamos em um ótimo momento técnico e físico. Vamos dar o nosso melhor em busca da vaga”, relatou Rafaella Bauerfeldt, técnica da equipe feminina do Brasil. Os países se enfrentam dentro dos grupos e os dois melhores se classificam direto para as semifinais. No entanto, apenas os campeões vão para os Jogos Olímpicos.
Confira a convocação completa do Brasil para o Pré-Olímpico
Masculina
André Ferros – São Paulo DC-SP
Daniel Von Haydin – Cerrado-DF
Léo Branquinho – Praia Clube-MG
Matheus Parcial – São Paulo DC-SP
Feminina
Clarissa Santos – Corinthians-SP
Luana Batista – Sampaio Corrêa-MA
Thayná Silva – Sodiê Mesquita-RJ
Vitória Marcelino – Sesi Araraquara-SP
*Com informações da Confederação Brasileira de Basquete