8 5
Siga o OTD

Paris 2024

Técnico do Brasil faz análise positiva de sorteio para Paris

Cristiano Rocha, treinador da seleção brasileira feminina de handebol, analisa as adversárias do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024

Cristiano Rocha, treinador da seleção brasileira de handebol feminino em Paris-2024 (Divulgação/IHF)
(Divulgação/IHF)

Tá chegando a hora! Na última terça-feira (16), o Brasil conheceu todos os seus adversários no torneio de handebol feminino dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Cristiano Rocha, técnico da seleção brasileira desde outubro de 2021, fez uma avaliação positiva dos rivais do país na competição, que serão, na fase de grupos, Angola, Espanha, França, Holanda e Hungria.

“A gente sabe que Jogos Olímpicos não tem jogo fácil, mas internamente nossa avaliação é positiva. De acordo com as características das equipes, acreditamos que foi um bom sorteio para a equipe feminina do Brasil. A gente sabe que a França é uma grande candidata para a medalha de ouro, uma equipe muito forte dentro do nosso grupo. Outro favorito é a Holanda, uma seleção com muita qualidade no jogo de transição ofensiva”, analisou Cristiano.

“A equipe da Espanha tem tido muito sucesso contra o Brasil nos últimos confrontos. A Hungria é uma adversária que conseguiu chegar às quartas de finais no último Jogos Olímpicos e com jogadoras que têm se destacado em competições europeias pelos seus clubes. Por último, a seleção campeã africana Angola provou no último Mundial que tem capacidade de vencer equipes fortes dentro dessas competições internacionais. Então, sabemos que é um grupo muito difícil, mas estamos confiantes em tentar fazer uma grande primeira fase e buscar uma vaga nas quartas de finais”, completou o treinador.

O torneio

Na competição em Paris, as quatro melhores seleções de cada chave avançam ao mata-mata do evento multiesportivo. No outro grupo, Alemanha, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslovênia, Noruega e Suécia brigarão pela classificação às quartas de final. A primeira partida da modalidade ocorrerá em 25 de julho, um dia antes da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos.

Vencedor do Mundial em 2013, o Brasil busca uma medalha olímpica inédita no handebol feminino. A equipe garantiu sua vaga em Paris-2024 após conquistar a medalha de ouro no Pan de Santiago-2023. Historicamente, em Olimpíadas, a seleção brasileira chegou às quartas de final apenas em Londres-2012 e na Rio-2016. Na última edição, em Tóquio, o time caiu na fase de grupos.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paris 2024