Tá chegando a hora! Na última terça-feira (16), o Brasil conheceu todos os seus adversários no torneio de handebol feminino dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Cristiano Rocha, técnico da seleção brasileira desde outubro de 2021, fez uma avaliação positiva dos rivais do país na competição, que serão, na fase de grupos, Angola, Espanha, França, Holanda e Hungria.
“A gente sabe que Jogos Olímpicos não tem jogo fácil, mas internamente nossa avaliação é positiva. De acordo com as características das equipes, acreditamos que foi um bom sorteio para a equipe feminina do Brasil. A gente sabe que a França é uma grande candidata para a medalha de ouro, uma equipe muito forte dentro do nosso grupo. Outro favorito é a Holanda, uma seleção com muita qualidade no jogo de transição ofensiva”, analisou Cristiano.
“A equipe da Espanha tem tido muito sucesso contra o Brasil nos últimos confrontos. A Hungria é uma adversária que conseguiu chegar às quartas de finais no último Jogos Olímpicos e com jogadoras que têm se destacado em competições europeias pelos seus clubes. Por último, a seleção campeã africana Angola provou no último Mundial que tem capacidade de vencer equipes fortes dentro dessas competições internacionais. Então, sabemos que é um grupo muito difícil, mas estamos confiantes em tentar fazer uma grande primeira fase e buscar uma vaga nas quartas de finais”, completou o treinador.
- Antonio Bravo e Vittoria Lopes são campeões em Brasília
- Lucas Pinheiro retorna ao slalom com 4º lugar em Levi
- Nicole Silveira fica em sexto lugar na segunda Copa do Mundo
- Ricardo Lucarelli faz 11 pontos em vitória do Stings Aichi
- Brasil faz bom jogo mas é vice no sub-19 misto do WTT Youth
O torneio
Na competição em Paris, as quatro melhores seleções de cada chave avançam ao mata-mata do evento multiesportivo. No outro grupo, Alemanha, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslovênia, Noruega e Suécia brigarão pela classificação às quartas de final. A primeira partida da modalidade ocorrerá em 25 de julho, um dia antes da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos.
Vencedor do Mundial em 2013, o Brasil busca uma medalha olímpica inédita no handebol feminino. A equipe garantiu sua vaga em Paris-2024 após conquistar a medalha de ouro no Pan de Santiago-2023. Historicamente, em Olimpíadas, a seleção brasileira chegou às quartas de final apenas em Londres-2012 e na Rio-2016. Na última edição, em Tóquio, o time caiu na fase de grupos.