Siga o OTD

Paris 2024

Pistoia conquista vaga olímpica; Camargo perde no desempate

Mariana Pistoia se classifica no florete feminino em Paris-2024; Alexandre Camargo vencia canadense, mas cede empate e perde vaga

Foto: Miriam Jeske/COB

Neste sábado (6) aconteceu o Pré-Olímpico das Américas de esgrima, com disputas do florete feminino, além de espada e sabre masculina. Mariana Pistoia passou por adversárias duras para conquistar a vaga para o Brasil no florete, enquanto Alexandre Camargo ficou a um ponto da conquista da vaga na espada. Henrique Garrigos também fez excelente fase de poules, mas não passou das quartas de final do sabre.

Mariana Pistoia supera venezuelana e vai para Paris

Mariana Pistoia estreou nas poules do florete feminino pelo Brasil, ela conseguiu três vitórias dos seis duelos e ficou na 8ª colocação geral. Nas oitavas, a brasileira venceu a costarriquenha Gabriela Padua por 15 a 11, que contou com algumas viradas. Ela começou permitindo a a adversária um jogo mais confortável, mas logo reagiu e venceu por 15 a 11.

Já nas quartas de final, a brasileira encarou a jamaicana Yasmin Campbell, melhor colocada na fase de poules. O início do jogo foi muito tenso, com Pistoia investindo bastante, mas com os pontos não registrados. A adversária abriu o placar, mas a brasileira chegou a virar para 2 a 1. Entretanto, Campbell marcou três pontos seguidos e abriu 4 a 2 no fim da primeira parcial.

Em seguida, a jamaicana abriu 6 a 2, mas Pistoia reagiu e empatou o jogo e chegou a ter ótima chance de virar mas Campbell pegou o sétimo ponto na defesa. Mesmo assim, a reação da brasileira surtiu efeito, Pistoia virou o jogo e manteve a defesa eficaz, fazendo 10 a 7.

Na semifinal, Pistoia encarou a colombiana Tatiana Prieto. A adversária levou o primeiro ponto mas o empate e a virada vieram 30 segundos depois. Depois, mais tranquila, a brasileira só administrou o jogo, com experiência ela fechou por 15 a 8.

Na decisão, Pistoia encarou Isis Gimenez da Venezuela. A adversária abriu 2 pontos e a brasileira sentiu lesão na perna. O jogo ficou parado por uns segundos, mas após a volta, Mariana parecia melhor, mas sentindo um pouco a perna, terminando 3 a 2 para Gimenez.

A segunda parcial começou com mais volume, mesmo assim, a brasileira seguiu atrás no placar até o final do set, que terminou em 6 a 4. Já nos últimos três minutos de confronto, Pistoia começou pontuando, mas claramente sentindo a perna. Ainda assim conseguiu empatar o placar em 7 a 7 faltando pouco mais de 2 minutos para o fim do jogo. Ela ainda conseguiu virar o placar, mas Gimenez se mostrou a altura da brasileira. Com 10 a 9 no placar, a venezuelana conquistou o ponto e o jogo foi pra decisão no toque desempate. Ela precisou de dois toques (um invalidado) para levar o jogo e a vaga olímpica no florete feminino em Paris-2020.

Alexandre Camargo perde vaga olímpica por 3 segundos

Brasileiro Alexandre Camargo, principal representante do país na Copa do Mundo de espada (Miriam Jeske/COB)
(Miriam Jeske/COB)

Alexandre Camargo fez de tudo para a conquista da vaga olímpica, que não veio. Ele foi direto para as quartas de final pois está em terceiro lugar no ranking. Assim, evitou a fase de poules. Na estreia, em jogo moderado, bateu o argentino Jesus Lugones por 15 a 7 e avançou para a semifinal. ,Depois, encarou seus adversários mais duros.

Na semi, o brasileiro enfrentou o americano Jonas Hansen. Em disputa muito estudada por ambos os lados, Camargo levou o primeiro ponto, mas no final da parcial levou a virada de 2 a 1. Assim, precisou usar o intervalo para voltar a ser mais efetivo, conseguindo o empate e virada. A 52 segundos do final da parcial, Hansen escorregou e o jogo ficou interrompido por uns minutos, o que serviu para esfriar ambos os atletas, que não pontuaram até o final do tempo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Precisando pontuar, Hansen abriu o jogo, o que possibilitou investidas do brasileiro, que chegou a ter 6 a 3. A pouco mais de 1 minutos para o fim do jogo, cada um marcou mais um ponto cada, com Camargo aproveitando da vantagem para controlar a disputa.

Na decisão da vaga olímpica, Alexandre Camargo enfrentou Nicholas Zhang do Canadá. O brasileiro abriu 4 a 0, mas logo viu Zhang encostar. Mesmo assim, Camargo conseguiu controlar o jogo, mesmo atrás no placar, ele conseguiu atacar bem para a virada e seguiu assim até o terceiro período, com vantagem de

Nos últimos segundos do terceiro set, o brasileiro chegou a abrir vantagem de dois pontos, porém Zhang se mostrou com cabeça fria para empatar faltando 3 segundos para o fim do jogo. Com jogo empatado em 14 a 14 ao final do jogo, a vaga foi para o desempate, com Zhang pontuando e conquistando a vaga para Paris-2020.

Garrigos cai nas quartas do sabre

Henrique Garrigos fez excelente fase de poules. Ele acumulou 4 vitórias e 1 derrota, avançado ao mata-mata em quarto lugar. Ele encarou o portorriquenho Rafael Western nas quartas de final do sabre masculino.
Com jogo muito estudado, o brasileiro começou apertando o adversário e o placar ficou esteve parelho no início da disputa, com 2 a 2. Foi então que Western impôs ritmo forte, fez bons ataques e abriu 7 a 2. Garrigos precisou botar a cabeça no lugar pra voltar para a disputa, já que a distância aumentou ainda mais, com 11 a 4 para o portorriquenho. Menos afoito, o brasileiro conseguiu se recuperar, marcando 4 pontos seguidos. Entretanto, não foi suficiente pra evitar a derrota por 15 a 10.

*Contribuiu: Maíra Graça

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 pelo Olimpíada Todo Dia e hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Paris 2024