É prata! As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram a medalha de prata no evento-teste da vela para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, em Marselha, na França, neste domingo (16). Competindo na classe 49erFX, elas ficaram em sexto lugar na medal race e terminaram na segunda colocação geral, atrás das holandesas Odile Van Aanholt/Annette Duetz.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Martine e Kahena entraram na regata final em terceiro lugar e só poderiam alcançar a segunda posição no pódio. Elas terminaram em sexto lugar, mas tiveram sorte, já que as suecas Vilma Bobeck/Rebecca Netzler, que estavam na vice-liderança, tiveram problemas e não completaram a medal race, que tem pontuação dobrada.
Dessa forma, as brasileiras ficaram em segundo lugar, com a prata, com 77 pontos perdidos, quatro a frente das suecas, que tiveram 81. Odile Van Aaanholt/Annette Duetz, medalhistas de bronze em Tóquio-2020, sobraram na disputa e ficaram com o ouro com 47 pontos. Elas já estavam com o título garantido, mas ainda assim ficaram em segundo lugar na corrida final.
”Fim de uma semana cheia de desafios e aprendizados! Obrigada, Marselha e a todos os nossos patrocinadores, parceiros e entidades por trás deste trabalho! Gratidão à equipe incrível que temos e, é claro, à torcida brasileira. A organização foi bem severa e precisamos ficar atentas para a Olimpíada em termos de punições”, escreveu Martine Grael em seu perfil no Instagram.
Outros resultados
A vela brasileira também esteve presente em outras provas no evento-teste da vela. A competição foi disputada na mesma raia em que ocorrerá os Jogos Olímpicos Tóquio-2020. Bruno Lobo ficou em quinto lugar na Formula Kite, muito perto da final. João Bulhões e Marina Arndt ficaram em 13º na classificação geral da Nacra 17, enquanto Mateus Isaac, da IQFoil, foi o 11º.
Depois do evento-teste, os atletas da Equipe Brasileira de Vela focam no Campeonato Mundial, em Haia, na Holanda, entre os dias 11 e 18 de agosto. A competição definirá as primeiras oito vagas de países para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Outras serão preenchidas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, entre outubro e novembro.