O terceiro dia de regatas do evento-teste de Paris 2024 na vela foi realizado nesta terça-feira (11) em Marselha, na França.
Todos os atletas da Equipe Brasileira de Vela correram regatas.
O destaque do dia ficou por conta da dupla bicampeã olímpica Martine Grael e Kahena Kunze, que alcançou a segunda colocação nas primeiras regatas do programa de 49er FX.
Apesar de terem sido desclassificadas na disputa inicial, as atletas se recuperaram conquistando um segundo e um terceiro.
Ao todo, foram disputadas três provas, e Martine e Kahena acumularam 5 pontos perdidos.
A liderança da categoria 49er FX está nas mãos das suecas Vilma Bobeck e Rebecca Netzler, com apenas 2 pontos.
Já o maranhense Bruno Lobo, da Fórmula Kite, oscilou na classificação geral do evento-teste de Paris 2024, caindo para a sétima colocação.
O francês Alex Mazella ocupa a liderança da categoria.
Na classe Nacra 17, João Bulhões e Marina Arndt encerraram o dia em 13º lugar após três regatas disputadas na raia francesa.
Os alemães Paul Kohlhoff e Alica Stuhlemmer lideram o campeonato na categoria dos multicascos mistos.
”A primeira regata teve vento meio fraco vindo de todos os lados. Mas durante as regatas, tivemos um vento forte que nos surpreendeu. No final, foi um bom dia de competição e nos divertimos”, disse Marina Arndt.
O paulista Mateus Isaac também fez sua estreia na classe IQFoil, mas acabou recebendo duas punições nas primeiras regatas, o que o coloca atualmente na 23ª posição.
O francês Nicolas Goyard segue em primeiro lugar após quatro provas.
Parte dos atletas participa de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica, em parceria com a CBVela (Confederação Brasileira de Vela).
O objetivo é preparar a Equipe Olímpica Principal de Vela e garantir participação em campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.
Após o evento-teste, os atletas da Equipe Brasileira de Vela focarão no Campeonato Mundial, que acontecerá em Haia, na Holanda, entre os dias 11 e 18 de agosto.
Essa competição definirá as primeiras oito vagas para os países nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
As demais vagas serão preenchidas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, entre outubro e novembro.