8 5
Siga o OTD

Paris 2024

Basquete 3×3 nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Brasil se classifica para um dos pré-olímpicos no masculino após distribuição das primeiras vagas. Feminino tem que vencer Americup. Confira todo o sistema classificatório e informações de disputa, além das chances brasileiras neste guia olímpico completo

guia olímpico do basquete 3x3 jogos olímpicos de paris
(FFBB - Tom Thuillier)

O basquete 3×3 foi um dos esportes incluídos pela primeira vez em Tóquio 2020, além do skate, surfe e escalada esportiva. Paris 2024 marca apenas a segunda vez do esporte no programa olímpico, tendo primeiramente participado dos Jogos Olímpicos da Juventude desde 2010. O Brasil esteve em duas edições em cada gênero nos Jogos Olímpicos da Juventude, porém não conseguiu enviar atletas para o Japão. Na segunda edição do basquete 3×3 em Jogos Olímpicos, oito equipes de quatro atletas participarão do torneio feminino e outras oito equipes no torneio masculino. Confira todos os detalhes no guia olímpico completo preparado pelo Olimpíada Todo Dia.

Ficha Técnica do Guia Olímpico do Basquete 3×3

Atletas: 64
Vagas: 16
Eventos: 2
Vagas Preenchidas: 24
Países Classificados: 4
Atletas Convocados: 0 
Última atualização do Guia Olímpico: 24/11/2023 (após primeiras vagas via ranking)

Classificação Olímpica do Basquete 3×3 em Paris-2024

A primeira chance de classificação é a partir do ranking de federações de 11 de novembro de 2023. A pontuação neste ranking é composta por cada jogador individualmente, a partir de um circuito mundial de times. Cada jogador soma seus nove melhores resultados, e em seguida, o ranking nacional é feito a partir da soma dos 25 melhores jogadores nacionais. As três melhores seleções no masculino e no feminino garantem vaga, porém com algumas limitações: apenas dois Comitês Olímpicos Nacionais por continente podem garantir vaga deste modo – deixando em aberto a possibilidade de um mesmo país levar vaga no masculino e feminino, por exemplo.

A França necessariamente levará uma dessas seis vagas. Se não estiverem no top3 de algum dos rankings, a equipe mais bem ranqueada ficará com a vaga destinada ao país-sede – atualmente, deve ser no feminino, já que as francesas lideram o ranking (em julho de 2023) enquanto os franceses estão em oitavo na lista masculina. As vagas restantes serão definidas em três pré-olímpicos por gêneros em 2024, sendo os dois primeiros baseados na ideia de Universalidade.

O primeiro será destinado a equipes que não tenham classificado nenhuma seleção no basquete 5×5 no Rio 2016 ou Tóquio 2020. O segundo a equipes que ainda não tenham equipes classificadas para Paris 2024. Cada um deles dará uma vaga por gênero. Finalmente, o terceiro e último estará aberto a todas equipes e definirá as três últimas vagas por gênero.

Chances Brasileiras

O Brasil ficou em quarto lugar no mundial masculino, mas aparece apenas em 25º no ranking. Além disso, não possui nenhum jogador no top250 individual, e portanto classificação pelo ranking era atualmente impossível. Com o quarto lugar no mundial, o Brasil tem o direito de participar de um dos torneios pré-olímpicos no masculino. Enquanto isso, a seleção feminina é apenas 48ª no ranking e tem chances mais remotas ainda. Seu único caminho é vencer a Americup, que acontece de 30/01 a 02/12 e assim participar de um dos três pré-olímpicos.

Vagas em Disputa

Torneio Feminino (8)
Ranking Mundial*- França (4), China (4), EUA (4)
Pré-Olímpico1- 1 vaga
Pré-Olímpico2- 1 vaga
Pré-Olímpico3- 3 vagas

Torneio Masculino (8)
Ranking Mundial* – Sérvia (4), EUA (4), China (4)
Pré-Olímpico1- 1 vaga
Pré-Olímpico2- 1 vaga
Pré-Olímpico3- 3 vagas

* França tem obrigatoriamente uma dessas vagas, mas pode ser ou no feminino ou no masculino.

Formato da Competição

Em Breve.

Programação dos Jogos Olímpicos – Basquete 3×3 em Paris 2024

Em Breve.

Local de Disputa do Basquete 3×3 nos Jogos Olímpicos de Paris

A Place de la Concorde, ou Praça da Concórdia em português, não é só a maior praça de Paris, mas também a segunda maior de todo o território francês. Ela será a casa dos esportes radicais, dessa forma sendo um ponto fundamental na tentativa de conectar Paris 2024 com a nova geração. Receberá nos Jogos Olímpicos não só o basquete 3×3, mas também o breaking, ciclismo bmx freestyle e skate.

Conhecida por seu Obelisco, é um local de grande importância na história da política francesa e atualmente é conhecido por ser um espaço em que a juventude parisiense se encontra. A Praça se localiza no 8º arrondissement, entre o Jardin des Tuileries e Jardin des Champs-Elysées. Ademais, a Avenue Champs-Élysées liga justamente o Arco do Triunfo, na extremidade ocidental e a Praça da Concórdia na extremidade oriental.

Várias estações de metrô e trem são próximas, sendo as principais “Palais Royal – Musée du Louvre” (linhas 1 e 7 do metrô), “Madeleine” (linhas 8, 12 e 14 do metrô), “Opéra” (linha 3 do metrô), “Auber” (linha RER A do trem rápido), “Musée d’Orsay” (linha RER C do trem rápido). Porém, aviso importante para os leitores que estarão in loco: comitê organizador indica que as estações “Champs Elysées Clémenceau”, “Concorde” e “Tuileries” estarão fechadas durante os Jogos.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Paris 2024