8 5
Siga o OTD

Paris 2024

Skate nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Confira todo o sistema classificatório e informações de disputa, além das chances brasileiras neste guia olímpico completo

guia olímpico paris 2024 pedro barros pedro quinta luiz francisco luizinho barros skate park tóquio 2020
Tóquio 2020 - Reuters/Mike Blake

O skate chega em sua segunda Olimpíada, consolidado após o grande sucesso de Tóquio 2020. Assim como no Japão, serão quatro eventos disputados nos jogos de Paris 2024: skate e park em cada um dos gêneros.

Porém, muitos atletas têm reclamado da baixa quantidade de eventos que valem pontos para o ranking olímpico que garantirá as vagas para os Jogos Olímpicos. Tantos buracos no calendário e poucos eventos chancelados pela World Skate criam, portanto, alguns circuitos paralelos, mas não se engane: todos os atletas estão de olho no ouro na icônica Praça da Concórdia.

Ficha Técnica

Atletas: 88
Eventos: 4
Vagas Preenchidas: 4
Países Classificados: 1 
Atletas Convocados: 0
Alocação das Vagas: Nominal
Última Atualização do Guia Olímpico: 25/06/2023

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Classificação Olímpica do Skate em Paris-2024

Acima de tudo, o formato de qualificação é muito simples, baseado apenas no ranking mundial das duas modalidades que fazem parte do programa olímpico, o park e street. Cada um dos quatro eventos terão 22 atletas brigando pelas medalhas.

A classificação será definida de acordo com o ranking de 23 de junho de 2024, sendo que a corrida olímpica está aberta desde o dia 22 de junho de 2022. Em primeiro lugar, serão selecionados 20 atletas em cada um dos quatro eventos, com no máximo três atletas por país, sendo que todos os cinco continentes devem estar representados nesta lista. Além disso, a França tem direito a um atleta por evento, sendo necessariamente o atleta melhor ranqueado. No caso de não precisar usar essa vaga, ela será realocada por ranking; e enfim, a 22ª e última vaga para cada evento será definida através da Universalidade. Porém, apenas atletas dentro do top50 podem ser considerados e no caso de nenhum país elegível tiver um atleta no top50 a vaga será definida pelo ranking.

Vagas em Disputa

Park Feminino (1/22)
Ranking- 20 vagas
País-Sede- França (1)
Universalidade- 1 vaga

Street Feminino (1/22)
Ranking- 20 vagas
País-Sede- França (1)
Universalidade- 1 vaga

Park Masculino (1/22)
Ranking- 20 vagas
País-Sede- França (1)
Universalidade- 1 vaga

Street Masculino (1/22)
Ranking- 20 vagas
País-Sede- França (1)
Universalidade- 1 vaga

Formato da Competição

Em breve

Programação dos Jogos Olímpicos – Skate em Paris 2024

Em breve

Local de Disputa do Skate nos Jogos Olímpicos de Paris

A Place de la Concorde, ou Praça da Concórdia em português, não é só a maior praça de Paris, mas também a segunda maior de todo o território francês. Ela será a casa dos esportes radicais, dessa forma sendo um ponto fundamental na tentativa de conectar Paris 2024 com a nova geração. Receberá nos Jogos Olímpicos o basquete 3×3, breaking, ciclismo bmx freestyle, além do skate.

Conhecida por seu Obelisco, é um local de grande importância na história da política francesa e atualmente é conhecido por ser um espaço em que a juventude parisiense se encontra. A Praça se localiza no 8º arrondissement, entre o Jardin des Tuileries e Jardin des Champs-Elysées. Ademais, a Avenue Champs-Élysées liga justamente o Arco do Triunfo, na extremidade ocidental e a Praça da Concórdia na extremidade oriental.

Várias estações de metrô e trem são próximas, sendo as principais “Palais Royal – Musée du Louvre” (linhas 1 e 7 do metrô), “Madeleine” (linhas 8, 12 e 14 do metrô), “Opéra” (linha 3 do metrô), “Auber” (linha RER A do trem rápido), “Musée d’Orsay” (linha RER C do trem rápido). Porém, aviso importante para os leitores que estarão in loco: comitê organizador indica que as estações “Champs Elysées Clémenceau”, “Concorde” e “Tuileries” estarão fechadas durante os Jogos.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Paris 2024