O Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançou nesta quinta-feira (27) a primeira campanha de posicionamento de marca de sua centenária história. O objetivo é aproximar e engajar todos os stakeholders do movimento olímpico, principalmente os fãs, na caminhada rumo aos Jogos Olímpicos Paris 2024. Este será o mote principal da campanha “Manda Brasa, Brasil”, desenvolvida pela WMcCann, agência parceira do COB.
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Nos próximos 15 meses até Paris 2024, os fãs poderão acompanhar todos os detalhes do trabalho na preparação dos principais atletas e equipes do país.
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“Depois de 116 anos de história, pela primeira vez o COB lança uma campanha de posicionamento de marca específico para a entidade. O COB é a chama que abastece o atleta brasileiro nos 365 dias do ano e essa nova campanha mostrará todos os detalhes da caminhada até os Jogos Olímpicos de Paris e dos bastidores muitas vezes invisíveis, mas fundamentais para o sucesso dos atletas brasileiros em competições internacionais. Tenho certeza de que as ações previstas durante a campanha serão muito importantes para o fortalecimento da imagem do esporte olímpico brasileiro e beneficiarão todo o Movimento Olímpico em nosso país”, afirmou Paulo Wanderley, Presidente do Comitê Olímpico do Brasil.
Início da campanha
O pontapé inicial da campanha foi dado pela medalhista olímpica de boxe Bia Ferreira, prata em Tóquio 2020. Ela iniciou um movimento digital em suas redes sociais seguido por mais de 50 atletas olímpicos e replicado por outras personalidades do esporte. A primeira ação foi um vídeo-manifesto com os principais conceitos da campanha.
“Sob o ponto de vista de marca, esse momento é único e histórico pois é a primeira vez que o Comite Olímpico do Brasil lança uma campanha institucional de mídia massiva, promovendo e posicionando sua marca principal de uma forma moderna, orgânica e adequada ao target, ao mesmo tempo que antecipa a conexão com os fãs estabelecendo esse relacionamento em diferentes canais, 15 meses antes, e não somente as vésperas dos Jogos Olímpicos. Temos certeza que essa iniciativa fortalece todo o Movimento Olímpico brasileiro gerando oportunidades para as confederações, atletas, profissionais da indústria esportiva, além do COB”, declarou Gustavo Herbetta, diretor de Marketing do COB.
Assim, a campanha terá duração de 15 meses e será realizada em três diferentes fases e vários desdobramentos. A ação contempla ainda um planejamento multiplataformas 360º e a criação de uma nova identidade visual para o COB. O foco da nova estratégia é se conectar com o público jovem. Para isso, o COB quer aproveitar para “surfar na onda” do momento e alcançar este público seja através dos vários atletas carismáticos do Time Brasil com alto engajamento ou das modalidades com forte apelo junto a este público. Por fim, soma-se a isso, a performance histórica do Brasil nos últimos Jogos Olímpicos, que foi ainda o mais digital de todos os tempos.
*Com informações do Comitê Olímpico Brasileiro