Você quer trabalhar como voluntário nos Jogos Olímpicos de Paris 2024? Então se liga, porque o OTD em Paris dessa semana traz todas as informações que você precisa saber, além, é claro do site pra você se inscrever.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
O OTD participou do evento de lançamento do portal do voluntário, realizado na sede do Comitê Organizador dos Jogos. A entidade vai oferecer cerca de 45 mil vagas em 40 lugares diferentes na França. Os interessados também poderão se candidatar para os Jogos Paralímpicos.
+ Inscrição para o programa de voluntariado abre nesta quarta-feira
+ Bia Ferreira e Barbara Santos garantem medalha no Mundial de boxe feminino
+ Davi Silva perde na 1ª rodada do quali do Aberto da Polônia de badminton
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O diretor do programa de voluntários, Alexandre Morenon-Condé, detalhou quais são os três pré-requisitos para participar da iniciativa: “É preciso ter 18 anos a partir de 1º de janeiro de 2024, falar francês ou inglês e a terceira condição é estar disponível pelo menos 10 dias durante o período da Olimpíada ou da Paralimpíada”.
Os Jogos Olímpicos acontecerão entre 26 de julho e 11 de agosto de 2024. Já os Jogos Paralímpicos rolam entre 28 de agosto e 8 de setembro.
Diversidade
A ideia dos organizadores é promover a diversidade entre os voluntários. Eles esperam acolher, por exemplo, ao menos 3.000 pessoas com deficiência.
“É comum que pessoas com deficiência não tenham confiança nelas e pensem que são excluídas desse tipo de evento. E agora nós dizemos o contrário: ‘vocês não estão excluídas e nós precisamos de vocês’. É preciso considerar que existem deficiências bem diferentes. Existe a deficiência motora, 80% das deficiências são visíveis e existe ainda a deficiência sensorial. O fato é que todos são bem-vindos”, enalteceu a ministra da Solidariedade, Autonomia e Pessoas com Deficiência, Geneviève Darrieussecq.
As inscrições já estão abertas o site https://www.paris2024.org/fr/volontaires e vão até o dia 3 de maio. A análise das candidaturas acontecerá entre maio e agosto. Neste período, é possível que o Comitê envie questionamentos e até algumas provas para os candidatos, como teste de idioma.
As respostas positivas ou negativas serão enviadas entre setembro e dezembro, por isso os inscritos devem ficar atentos. Os selecionados vão receber orientações e os uniformes do voluntário a partir do primeiro trimestre de 2024.
“O objetivo para nós é realmente acolher voluntários de todos os países. Não existem limitações em relação a isso. A plataforma é aberta a todos ao mesmo tempo e todo mundo pode se candidatar. Essa é a magia dos Jogos. Nós teremos mais de 200 delegações internacionais que vão participar. É importante ter voluntários que recebam essa delegações e que falem diferentes idiomas”, detalhou o presidente de Paris-2024, Tony Estanguet.
Funções do voluntário
Certo, mas quais quais são as atividades que os voluntários podem realizar?
“Os voluntários de Paris 2024 terão várias tarefas, como a recepção dos espectadores, atletas, oficiais e jornalistas, além da orientação a eles. É uma missão humana, de calor humano, de acolher as pessoas, de transmitir a paixão e a energia positiva diante do evento”, explicou Estanguet.
Segundo o dirigente, “essa é também uma missão em torno da performance, como acompanhar os atletas um pouco mais próximo da ação, no local dos Jogos, pra indicar seus lugares, acompanhá-los no local de aquecimento, enfim, estar próximo dos maiores atletas do mundo com atividades bem precisas para que tudo dê certo durante a competição”, detalhou.
Os organizadores informaram que os voluntários vão receber refeições e que serão selecionados para locais próximos de onde moram ou de onde ficarão alojados. No entanto, não está prevista a distribuição de valores para arcar com hospedagem ou deslocamentos.
Além das vagas para trabalhar diretamente nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, também é possível se candidatar para ser voluntário da cidade de Paris. Existem quase 5.300 vagas para acolher e orientar visitantes próximos dos cartões postais mais populares da capital.