O tênis fez parte do programa olímpico em suas primeiras edições até Paris-1924, voltando apenas em Seul-1988. Na Cidade do México-1968 e em Los Angeles-1984 o esporte foi disputado, mas como demonstração e exibição. O Brasil conseguiu sua primeira medalha olímpica no esporte em Tóquio-2020, mas já tinha batido na trave com Jaime Oncins e Fernando Meligeni. Confira tudo sobre o tênis nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 no nosso guia olímpico.
Ficha Técnica
Atletas: 172 (previsão)
Eventos: 5
Vagas Preenchidas: 8
Países Classificados: 2
Atletas Convocados: 0
Alocação das Vagas: Nominal
Última Atualização do Guia Olímpico: 07/10/2023 (2ª versão, após Jogos Asiáticos)
Local de Disputa do Tênis nos Jogos Olímpicos de Paris
Em Breve.
Classificação Olímpica do Tênis em Paris-2024
O tênis é um dos esportes mais complexos para determinar a classificação olímpica. Em primeiro lugar, porque nem todo tenista quer disputar os Jogos Olímpicos e em segundo lugar porque os atletas não jogam em parcerias 100% nacionais na maior parte da temporada, dificultando as previsões de vagas nas duplas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Segundo o guia de classificação, 172 atletas deverão competir no esporte em Paris 2024, assim como em Tóquio. Porém, as combinações para duplas em geral acabam elevando muito o número. Em Tóquio foram 95 homens e 91 mulheres, portanto 15 atletas a mais do que o previsto. Ou seja, é sempre difícil saber o quanto a ITF cumpre o regulamento ou o quanto permite a entrada de mais especialistas em duplas.
A maior diferença no formato para Paris 2024 é que apenas uma dupla mista poderá competir por país. Já para a classificação, a principal mudança é o retorno das vagas ITF, sem as vagas continentais para Europa e Oceania.
Cada país pode levar no máximo 6 atletas homens e 6 mulheres, sendo 4 por país no torneio individual e um máximo de duas duplas por gênero. O tênis é o único esporte em que atletas da Rússia e Belarus continuaram a competir normalmente desde a invasão dos países à Ucrânia e portanto os atletas desses países devem se classificar normalmente, mas ainda não está claro se eles poderão participar dos torneios de duplas se participarem como atletas independentes.
Distribuição das vagas olímpicas no tênis para Paris-2024
Primeiramente, o ranking de 10 de junho de 2024 definirá o maior número de vagas. Dessa forma, estarão classificados os 56 melhores no ranking de simples, com um limite de 4 por país. Depois de um escândalo com o time alemão de Londres 2012 que escolheu os atletas, o regulamento exige que cada país leve os quatro atletas melhores ranqueados – desde que eles concordem em participar, claro. A França tem direito a uma vaga como país-sede e se conseguir vaga direta no ranking, uma 57ª vaga pelo ranking será enfim liberada.
Além disso, as/os 2 finalistas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, a/o campeã(o) dos Jogos Asiáticos de 2022 – que acontecerá em 2023 – e a/o campeã(o) dos Jogos Africanos de 2023 – que acontecerá em 2024 -, se classificam desde que esteja no top400 em 10/06/2024 e no caso do país não ter alcançado o limite de 4 atletas por país. Se acontecer isso, a vaga será dessa forma realocada dentro do torneio. Se um mesmo atleta se classifica pelo ranking e pelos Jogos continentais, a vaga virá da cota continental, liberando portanto uma vaga pelo ranking.
Além disso, há 2 vagas reservadas para Campeã(o) de Grand Slam ou medalhista de ouro olímpico em simples que não tenham se classificado diretamente. Mais uma vez, desde que o atleta esteja no top400 em 10/06/2024 e o país não tenha excedido o limite de vagas. Desempate será por número de títulos e eventualmente posição no ranking. Se não houver atletas disponíveis, as vagas serão finalmente distribuídas no ranking. E por fim a última vaga está reservada para a Comissão Tripartite pela Universalidade.
Vagas de duplas para o tênis nos Jogos Olímpicos de Paris
Após a distribuição de vaga em simples, começa enfim a classificação de duplas, torneio que contará com 32 parcerias em cada gênero.
Primeiramente, todos os atletas que estejam no top10 do ranking de duplas estão garantidos nos Jogos Olímpicos, podendo escolher livremente a/o parceira/o. Desde que tenha um ranking de top300 em simples ou duplas e que não ultrapasse o limite de 2 duplas e 6 atletas por país em cada gênero. Em caso de empate na 10ª colocação no ranking internacional, ambos atletas enfim se garantem.
Logo depois, começa a distribuição das demais duplas a partir do ranking combinado, no qual o atleta pode usar tanto o ranking de simples quanto de duplas, até alcançar 24 duplas, sendo que o país-sede tem uma dupla garantida, caso não consiga vaga direta pelo ranking – o que no caso da França é altamente improvável.
Em seguida, entra o formato Prioridade de simples para garantir que o limite de 86 atletas femininos e 86 atletas femininos seja garantido: A partir da 25ª parceria e quando houver 86 atletas garantidos, o sistema dará prioridade para duplas com dois atletas já garantidos no torneio individual; em sequência a prioridade será para parcerias em que um atleta já está garantido; se não houver mais parcerias assim, o ranking combinado retorna até completar 32 duplas.
Mudanças nas duplas mistas para Paris-2024
Já o torneio de duplas mistas será composto apenas por atletas que já estejam classificados para os Jogos Olímpicos. Além da França, participarão as 15 melhores duplas mistas a partir do ranking combinado, com limite de 1 parceria por país, ao contrário do que aconteceu em Tóquio-2020.
Eventos pré-olímpicos de tênis
Estes são os três únicos eventos que dará vaga direta no tênis:
- Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, Chile, de 20 de outubro a 5 de novembro de 2023
- Jogos Asiáticos de 2022, em Hangzhou, China, de 23 de setembro a 8 de outubro de 2023;
- Jogos Africanos de 2023, em Accra, Gana, de 8 a 24 de março de 2024.
Vagas do Tênis nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Individual Feminino (1/64)
País-Sede- 1 vaga
Ranking- 56 vagas
África- 1 vaga
Américas- 2 vagas
Ásia- ZHENG Qinwen (China)
Legado- 2 vagas
Universalidade- 1 vaga
Duplas Femininas (1/32)
País-Sede- 1 vaga
Ranking- 31 vagas
Individual Masculino (1/64)
País-Sede- 1 vaga
Ranking- 56 vagas
África- 1 vaga
Américas- 2 vagas
Ásia- ZHANG Zhizhen (China)
Legado- 2 vagas
Universalidade- 1 vaga
Duplas Masculinas (1/32)
País-Sede- 1 vaga
Ranking- 31 vagas
Duplas Mistas (1/16)
País-Sede- 1 vaga
Ranking- 15 vagas
Calendário do Tênis em Paris-2024
Em breve.