Além de ser um evento que celebra a performance esportiva dos melhores atletas do mundo, os Jogos Olímpicos também são conhecidos como ícones do design. Logos, símbolos e cores são desenvolvidos para marcarem a história. Agora, você vai conhecer a identidade visual da Olimpíada de Paris, ou seja, como a Cidade Luz vai se vestir de Jogos Olímpicos.
Pela primeira vez, os pictogramas dos Jogos serão compostos por um brasão. Segundo a diretora de marca do evento, Julie Matikhine, cada modelo é composto por um elemento que represente o esporte, como uma bola, por exemplo, além de outro elemento que faça parte do cenário do esporte, como uma rede.
Para Julie, o formato de brasão ajuda a criar engajamento com o público, o que é muito importante em tempos de redes sociais tão presentes no cotidiano. “A proposta de tudo isso é criar uma nova conexão entre o público com um evento esportivo. É se reconectar os mais jovens, criando uma ponte mais forte entre esporte e lifestyle. E isso é muito importante para nós. Me faz lembrar do slogan dos Jogos, que é ‘The Games Wide Open’, ou seja, esperamos que o esporte seja amplo e que possa chegar às comunidades mais distantes o possível”, explicou a criativa.
Federações acompanharam o processo
Cada pictograma foi desenvolvido sob a chancela das federações esportivas correspondentes. Existe a expectativa de que os brasões reforcem a identidade de uma modalidade já conhecida, mas que também despertem a curiosidade em torno daquelas que não são tão populares.
Além dos pictogramas, outra novidade apresentada foi o chamado look dos Jogos, ou seja, como Paris vai se vestir de Jogos Olímpicos. Foram desenvolvidas diversas decorações que vão fazer parte de cada ginásio, de cada arena da Olimpíada. Mas também existem elementos que vão decorar Paris e as outras cidades que vão servir como sede do evento.
“A identidade visual dos Jogos tem como inspiração em 1924, quando Paris sediou uma edição de Jogos Olímpicos de Verão pela última vez, um século atrás. Esse foi o auge do movimento art déco. E esse movimento nos inspirou na concepção de vários símbolos, como nosso logo, nos brasões e em boa porte do look dos jogos. Mas nós misturamos elementos contemporâneos, como símbolos da cidade e símbolos de lifestyle”, completou Julie.
Art Decó
Você notou que a identidade visual tem desenhos com formato quadrado? Então, esse design remete ao cubismo e ao orfismo. São dois estilos artísticos que basearam o movimento art déco, citado por Julie. Segundo ela, esse formato também remete aos blocos quadrados que serviram como base de construção para ruas de toda a França.
Cada cidade-sede tem seus quadradinhos especiais, que fazem referência a monumentos, esportes populares e outras manifestações culturais. Segundo o primeiro adjunto de Paris, Emmanuel Grégoire, a capital francesa começa a ganhar as cores dos Jogos a partir de amanhã. “Nós queremos queremos nos engajar rapidamente em relação ao visual dos Jogos porque é uma maneira de cativar todo mundo, como escolas e associações esportivas. Então, queremos ver todos juntos pelos jogos o quanto antes.”
Já o presidente do Comitê de Paris 2024, Tony Estanguet, que é tricampeão olímpico na canoagem, afirmou que esse é um dos momentos mais especiais do ciclo olímpico porque faz a população e especialmente os atletas a ficarem mais engajados pelos Jogos.
“Com os pictogramas e o visual dos Jogos, nós tentamos reforçar a criatividade francesa para que nosso time criasse algo diferente, único, francês, algo moderno, que reforce nossa identidade, mas que também faça sentido. E fazer sentido para nós é definitivamente maximizar o esporte, ver os atletas competirem em uma bela atmosfera e também fazer as pessoas ficarem orgulhosas com essa celebração do esporte em 2024”, celebrou.
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