O Comitê Organizador dos Jogos de Paris 2024 divulgou o calendário detalhado da Paralimpíada nesta quarta-feira (1º). Foram conhecidos os horários e datas do 549 eventos, de 22 esportes, que distribuirão medalhas no megaevento. A cerimônia de abertura está marcada para 28 de agosto, enquanto a de encerramento será em 08 de setembro.
+ Calendário da Olimpíada de Paris 2024
Ao todo, 11 modalidades farão sua estreia em Paris 2024 já no primeiro dia de competições, em 29 de agosto. Serão 23 medalhas distribuídas na abertura do megaevento, incluindo 16 na natação, quatro no ciclismo e três no taekwondo. O último dia reservará 14 disputas por medalhas antes da cerimônia de encerramento.
O futebol de cegos, modalidade na qual o Brasil é hegemônico em Paralimpíadas, tendo cinco ouros seguidos, começará em 1º de setembro. A final acontecerá no sábado, 07 de setembro, às 12h30 (horário de Brasília), aos pés da Torre Eiffel. Outra modalidade coletiva em que nosso país vem tendo destaque é o goalball, que começará em 29 de agosto e terminará em 5 de setembro.
Atletismo e natação
Modalidades que dão o maior número de medalhas dos Jogos – juntas, somam 305 eventos -, atletismo e natação ocorrerão de maneira praticamente simultânea em Paris 2024. A natação acontecerá entre 29 de agosto e 7 de setembro, na Paris La Defensa Arena. As sessões da manhã começarão às 09h30 horário local, 04h30 de Brasília. As finais da tarde começarão às 12h30, no horário brasileiro.
Enquanto isto, as provas do atletismo vão acontecer no Stade de France, entre 30 de agosto e 8 de setembro, com as maratonas encerrando o último dia de disputas. As sessões da manhã começam às 05h (horário de Brasília), enquanto as da tarde ocorrerão a partir das 14h. As maratonas se iniciarão às 08h locais, 03h no Brasil.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Você pode conferir o calendário completo de competições clicando aqui.
Vale destacar que o Brasil conquistou 72 medalhas na última edição dos Jogos Paralímpicos, com 22 ouros, 20 pratas e 30 bronzes. Assim, a delegação brasileira, que contou com 258 atletas, ficou em sétimo lugar no quadro geral de medalhas. Na ocasião, o Brasil bateu recorde de ouros e, além disso, igualou seu recorde de medalhas.