8 5
Siga o OTD

OTD em Paris

Significado das mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

Saiba o real significado das Phryges, as mascotes escolhidas para simbolizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris-2024

As mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 foram reveladas. Elas são Chamadas de Phryges ou, “Frígias”, em tradução literal. Essa é uma menção aos barretes frígios, uma espécie de touca utilizada por revolucionários em diversas batalhas históricas. Agora você vai conhecer melhor o significado desse símbolo e por que foi escolhido um objeto em vez de um animal.

+Ícone do voleibol brasileiro, Isabel Salgado morre aos 62 anos
+Avancini deixa a Cannondale Factory Racing após oito anos
+Brasil vence Chile com facilidade no Sul-Centro Americano
+Camilla Lopes e Alice Gomes vão à semifinal do Mundial

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O presidente do Comitê Organizador de Paris-2024, Tony Estanguet, reforçou que o papel desse tipo de personagem é conectar o público com os Jogos e fazer com que ele viva intensamente a competição. “As mascotes também passam a mensagem de que são francesas e representam um símbolo de liberdade. E nós queremos que as pessoas sejam livres, livres para praticar esportes. Esse é um dos objetivos de Paris 2024, desenvolver lugares para praticar o esporte. Por isso eles têm esses tênis de competição. Para nós, a mascote é um grande marco porque é um verdadeiro símbolo de Paris 2024”, exaltou Estanguet.

INCLUSÃO

Segundo o dirigente, animais foram escolhidos como mascotes em 65% das edições dos Jogos e que Paris-2024 precisava ter algo difente. Ele destacou ainda as diferenças entre os personagens. Estanguet disse que frígia paralímpica tem uma prótese para enaltecer uma deficiência física visível. O francês disse que essa é uma mensagem forte que visa valorizar os paratletas e trazer um senso de inclusão para esta que será a primeira Paralimpíada realizada na França.

MASCOTES DE PARIS-2024 PHRYGES

Além da diferença física, as Phryges também têm personalidades distintas. A diretora de marca dos Jogos, Julie Matikhine, descreveu a frígia olímpica como alguém que faz tudo muito bem calculado. “Ela é atrevida, sedutora, mas também muito emotiva. Já a frígia paralímpica é extrovertida e transborda energia. Ela também é expontânea, temperamental e está sempre aberta a novas experiências”.

TRIBO DE PHRYGES

Julie explicou ainda que a ideia de criação das Frígias tem a ver com o conceito dos Smurfs ou dos Minions. Ou seja, estamos falando de uma grande tribo que tem como protagonistas as frígias olímpica e paralímpica.

A diretora criativa reconheceu que o nome original Phryges pode não ser muito simples num primeiro momento. “A sequência de letras parece difícil, então as pessoas irão se concentrar. Uma vez feito isso, elas lembrarão do nome pra sempre”.

PRODUTOS

Durante o evento, também foi possível conhecer diversos produtos relacionados às mascotes. Eles já estão disponíveis em lojas físicas e online. O preço das mascotes de pelúcia parte de 15 euros, o equivalente a cerca de R$ 80. A previsão do Comitê Organizador é de vender aproximadamente 2 milhões de pelúcias até 2024. A maior parte desse produto é feita na China e tem como baso o uso de materiais reciclados.

Apresentador do canal Kenjiria, dedicado ao esporte olímpico.

Mais em OTD em Paris