O Olimpíada Todo Dia estreou nesta quarta-feira o quadro “OTD em Paris”, que irá ao ar toda quarta-feira nas redes sociais do portal (Tik Tok, Instagram, YouTube e Facebook), semanalmente até os Jogos de 2024. Nesta primeira edição, o correspondente Lukas Kenji mostrou alguns lugares onde as competições vão acontecer e enumerou cinco fatos que transformam a próxima Olimpíada e Paralimpíada em eventos especiais. Assista!
1. Volta da torcida
Depois da disputa dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio-2020 sem presença de público nos locais de competição por causa da pandemia, Paris-2024 vai marcar o retorno dos torcedores. Os organizadores do evento têm a expectativa de ultrapassar a marca de 10 milhões de ingressos vendidos e bater o recorde da comercialização de bilhetes em uma Olimpíada. A ideia é colocar 13,4 milhões de ingressos à venda, sendo 10 milhões para os Jogos Olímpicos e 3,4 milhões para os Paralímpicos
2. Igualdade de gênero
Um marco importante dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 é a participação igualitária entre homens e mulheres. Aproximadamente 10,5 mil atletas vão disputar os 329 eventos valendo medalhas. A divisão dessas vagas será de 50% para cada gênero.
3. Utilização de espaços públicos
A utilização de espaços públicos durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos é um dos grandes diferenciais de Paris-2024. Boa parte das competições serão disputadas em frente a cartões postais da cidade. No Champs de Mars, ou Campo de Marte, onde fica a Torre Eiffel, vai ser construída a arena temporária que vai abrigar o vôlei de praia e o futebol de cegos. Outro ponto turístico, o Hotel Deville, onde fica a prefeitura, vai ser palco da largada da maratona.
4. Cerimônia de abertura no Rio Sena
Pela primeira vez na história, as cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos vão acontecer fora do estádio. Em Paris, elas vão acontecer às margens do Rio Sena. As delegações vão recorrer cerca de 6 km de barco, enquanto o público vai poder acompanhar tudo ao lado do rio e das pontes. A organização espera cerca de 600 mil pessoas no evento.
5. Estreia do breaking
Outra peculiaridade de Paris-2024 é a estreia de um novo esporte: o Breaking. Na esteira do sucesso do skate, do surge e da escalada, que foram disputados pela primeira vez em Tóquio-2020, a nova modalidade também busca aproximação do público mais jovem.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Além disso, alguns esportes terão a estreia de novas modalidades como canoagem, vela, atletismo, escalada e tiro com arco.