O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 confirmou, nesta segunda-feira (13), que a Cerimônia de Abertura será realizada fora do Estádio Olímpico, no Rio Sena. As delegações de cada país irão desfilar em barcos em um percurso de 6km durante o evento, que será o “mais acessível da história”, como descreveu a organização.
Isso porque a Cerimônia de Abertura de Paris-2024 será aberta ao público, gratuitamente, enquanto zonas com ingressos também serão organizadas. O evento está marcado para 6 de julho de 2024 e deverá atrair milhares de espectadores à margem do Sena.
Presidente do Comitê Organizador de Paris-2024, Tony Estanguet disse que o objetivo é tornar a Cerimônia de Abertura mais aberta a todos, com estimativas de que 10 vezes mais espectadores poderão assistir ao evento em comparação com o cenário típico de um estádio.
VEM AÍ! 👀
— Time Brasil (@timebrasil) December 13, 2021
A Cerimônia de Abertura dos @JogosOlimpicos @Paris2024 vai acontecer fora do Estádio Olímpico ✅
Uma festa I-N-É-D-I-T-A. Já pensaram nos porta-bandeiras, em barcos, desfilando pelo Rio Sena? Seria DEMAIS! 😍
Fala pra gente, como tá a expectativa por aí? pic.twitter.com/sE8iCkLuip
Assim, as delegações deverão viajar em cerca de 170 barcos. E segundo Estanguet, a rota permitirá uma imersão total na capital francesa, passando por marcos como a Catedral de Notre-Dame e o Museu do Louvre. Por fim, a direção artística da Cerimônia de Abertura será definida posteriormente. Mas sugestões incluem uma orquestra flutuante e projeções em telas na água.
+ SIGA O OTD NO TWITTER, INSTAGRAM, FACEBOOK E TIKTOK
Vale lembrar ainda que na edição passada dos Jogos Olímpicos, em Tóquio, a Cerimônia de Abertura foi realizada sem a presença de público devido à pandemia de Covid-19. Assim, o evento em Paris-2024 marcará o retorno dos fãs ao tradicional evento.