Tóquio – Os Jogos Paralímpicos começaram com um clássico do goalball. No primeiro evento esportivo da Tóquio-2020, a seleção brasileira atual bicampeã mundial enfrentou a campeã da Rio-2016 Lituânia. E deu Brasil com autoridade. Fez 11 a 2 aproveitando-se de uma defesa sólida e de cinco gols via penalidade. Romario Marques marcou quatro vezes, Leomon Moreno e Josemarcio Sousa, o Parazinho, marcaram três cada e Emerson da Silva fez um. Na próxima rodada, o Brasil enfrenta os Estados Unidos em partida agendada para à 1h15 da manhã de quinta-feira (26). Argélia e Japão completam o Grupo A. Alemanha, Bélgica, Ucrânia, China e Turquia estão no B.
“A gente conseguiu ter êxito nas penalidades por ter uma defesa sólida. Quanto mais defende, facilita para a outra equipe errar. Conseguimos converter as penalidades e fechar defensivamente. Isso é muito importante”, explicou o capitão Romario Marques, que registou a quarta participação em Paralimpíadas. “A Lituânia é uma equipe de tradição no goalball e estrear com esse placar, claro, dá mais confiança e deixa um recado para as outras equipes. Sabemos que vai ser difícil, faltam seis jogos para conseguirmos nosso objetivo, mas vamos degrau em degrau conseguir o nosso sonho que é ser campeão”, acrescentou.
“É um degrau de cada vez, sempre jogo por jogo, cada um é uma final. A gente quer sair campeão, mas se não pensar de jogo a jogo acaba se perdendo e não é isso o que a gente quer”, concordou Leomon, considerado o melhor do mundo na modalidade. Parazinho, cujos três gols saíram com a bola em jogo, acrescentou: “trabalhamos muito forte dentro da seleção e no clube, o Sesi São Paulo a parte tática, dentro do coletivo. Geralmente eu o Leomon definimos os jogos. Graças a Deus fazemos uma dupla muito forte. (A estreia) era um peso, eles são os atuais campeões paralímpicos e nós entramos como se fosse uma final, como vamos fazer em todos os jogos.”
O técnico Alessandro Tosim também comentou a estreia. “Nós trabalhamos muito para estar aqui e estamos trabalhando gradativamente para crescer cada vez mais. Uma estreia difícil, apesar do placar. A Lituânia é uma equipe muito qualificada, atual campeã paralímpica, então estamos usando algumas estratégias para poder deixar a parte boa para a fase final. A equipe foi extremamente tática, souberam jogar, fomos construindo os gols e aproveitando as oportunidades”
Foi um passeio
A etapa inicial foi toda do Brasil. A seleção aproveitou duas de quatro penalidades cometidas pelos lituanos e manteve uma defesa bem atenta para conseguiu abrir 4 a 1. O primeiro gol saiu quando faltavam 9min43, anotado por Leomon, esse com bola em jogo. A 7min35, Pavliukianec empatou. Na reta final, o Brasil deslanchou e marcou com Romario e Leomon a 3min33 e 2min29 do fim, ambos via penalidade, e novamente com Romario a 1min41. Ainda antes do encerramento da parcial, Leomon teve mais uma chance em penalidade, mas Nerijus Montvydas conseguiu bloquear.
Na segunda etapa o show foi de Parazinho. Em menos de dois minutos e meio, marcou três vezes, todas com bola em jogo, e colocou 7 a 1 no placar. Marius Zibolis descontou para a Lituânia a 6min29, mas menos de um minuto depois Romario fez o oitavo do Brasil aproveitando mais uma penalidade cometida pelos atuais campeões paralímpicos. No chute seguinte, eles carimbaram a trave brasileira. O nono gol brasileiro saiu a 3min51 do fim, com Leomon, o décimo veio com Emerson da Silva, convertendo outra penalidade, e Romario completou a goleada sobre a Lituânia já nos minutos finais.
What a start to #Goalball at the 2020 Games ✨
— Paralympic Games (@Paralympics) August 25, 2021
Top-ranked #BRA defeat defending gold-medallists #LTU in the opening game 11-2!#Tokyo2020 #Paralympics pic.twitter.com/QmcqmLKZig
Goalball nos Jogos Paralímpicos
O goalball é uma modalidade disputada por atletas com deficiência visual das classes B1, B2 e B3. Todos os atletas, independente do nível de perda visual, utilizam uma venda durante as competições para que todos possam competir em condições de igualdade. A quadra tem as mesmas dimensões das de vôlei, 9m de largura por 18m de comprimento, e as partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com 3 minutos de intervalo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. De cada lado da quadra, há um gol com 9m de largura e 1,30m de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias. O objetivo é balançar a rede adversária. A bola, com 76 cm de diâmetro e peso de 1,25 kg, tem um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção.