Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil leva prata e bronze e termina com sete medalhas em Tbilisi

Aílton de Souza leva bronze, equipe mista a prata e país deixa a Etapa da Geórgia da Copa do Mundo com dois ouros, três pratas e dois bronzes

(Youtube/ Paralympic Games)

Nesse domingo (23), encerrou-se a Etapa de Copa do Mundo de Tbilisi, na Geórgia, de halterofilismo paralímpico, novamente com um bom resultado para o Brasil. O paraibano Aílton de Souza levou a medalha de bronze na categoria até 80kg.

Competindo com outros sete atletas, Aílton de Souza tinha como meta levantar 182kg, mas não obteve sucesso em suas duas primeiras tentativas. Na última chance, quando estava na última colocação, o paraibano erradicado em Sergipe conseguiu seu objetivo e saltou do sétimo para o terceiro lugar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

O ouro ficou com Ahmad Azar, da Geórgia, que levantou 194 kgs, um a mais que o grego Gkremislav Moysiadis, detentor da prata. (confira a prova completa no vídeo abaixo. O levantamento de Aílton de Souza ocorre no minuto 34)

A segunda conquista brasileira no dia veio com Tayana Medeiros, João França e Mateus de Assis somaram 435.68 pontos para ficar com a prata. O ouro foi para a equipe do Uzbequistão com 446,31 pontos e o bronze para a Hungria (382.25). 

Sete medalhas

Com os resultados, o Brasil terminou a participação em Tbilisi com sete medalhas, sendo duas de ouro, três de prata e duas de bronze.

Ontem, Evânio Rodrigues terminou na segunda colocação na categoria até 88kg e levou a medalha de prata.

Na quinta-feira, Mariana D’Andrea conquistou a medalha de ouro na categoria até 73kg com direito a recorde das Américas, e ainda assumiu a liderança do ranking na corrida para os Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020. Além dela, Bruno Carra também faturou a medalha de prata na categoria até 54kg.

Mariana D'Andrea - Copa do Mundo de halterofilismo paralímpico Evânio Rodrigues Aílton de Souza
Mariana D’Andrea leva a prata em Tbilisi (reprodução)

Além de Aílton, Evânio, Mariana e Bruno, Lara Aparecida, de apenas 18 anos, faturou o bronze na categoria até 41kg entre os adultos, além da medalha de ouro júnior na mesma categoria.

Esta foi a penúltima etapa da Copa do Mundo de halterofilismo paralímpico antes dos Jogos de Tóquio-2020. A etapa de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre 19 e 26 de junho, será a última.

Oito atletas participaram da etapa de Tbilisi da Copa do Mundo em busca de melhores marcas para garantir uma vaga para o Brasil nos Jogos. São eles: Ailton de Souza, Bruno Carra, Evânio Rodrigues, João França Junior, Lara Aparecida, Mariana D’Andrea, Mateus de Assis, Tayana Medeiros.

De acordo com os critérios de classificação do IPC para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, já reformulados após o adiamento, os oito primeiros colocados por categoria de peso estão classificados. O ranqueamento será finalizado no dia 27 de junho e os atletas brasileiros serão convocados posteriormente para a delegação brasileira pelo CPB.  

Mais em Paralimpíada Todo Dia