O mês de janeiro é bastante agitado no futebol por ser a época das transferências. É a etapa que os clubes realizam suas contratações e os atletas trocam de time. Nesta temporada, por conta da pandemia do coronavírus, o calendário mudou e isso não está acontecendo. Porém, quem gosta dessas movimentações não ficará sem elas. Isso porque o mundo do futebol de 5 está com novidades. E quem entrou com tudo no mercado foi o Maestro, estreante na elite.
+ ‘Minha motivação é estar bem em Tóquio’, diz Jady Malavazzi
O Maestro, clube que ganhou a Série B da Copa Loterias Caixa de 2019, conquistou o direito de participar da elite do futebol de 5 pela primeira vez em sua história. Em uma tacada só, o time paranaense foi ao mercado e contratou três jogadores da atual seleção brasileira: o fixo Cássio e os alas Jefinho e Gledson. Além deles, a equipe acertou a chegada do ala Tiago Bahia, também com passagem pelo selecionado verde e amarelo.
+ Daniel Dias fala sobre aposentadoria e relembra carreira
“Somos a única equipe do Estado do Paraná a disputar as competições oficiais da CBDV no futebol de 5 e, após a conquista da Série B, buscamos fortalecer ainda mais esta modalidade. Para isto, estamos reforçando a equipe com grandes contratações e estamos muito focados na busca por grandes resultados em 2021”, disse Renata Pozzi, gestora do Maestro, que foi ao mercado mesmo ainda com as incertezas devido ao coronavírus.
Reforço repleto de conquistas
“Eu me identifiquei muito com os propósitos deles. Não é só ganhar títulos, mas sim, desenvolver o futebol de 5 em todo o Brasil. Nosso intuito é iniciarmos um trabalho de transformação da equipe”, destacou Cássio. O atleta é bicampeão dos Jogos Paralímpicos (Rio 2016 e Londres 2012) e tricampeão mundial com a seleção brasileira. Ele e os outros três reforços vieram do Instituto de Cegos da Bahia.
+ Lendas da natação relembram histórias e momentos marcantes
O Instituto de Cegos da Bahia é um dos clubes a tentar acabar com a soberania dos gaúchos da Agafuc, atuais tricampeões nacionais de futebol de 5. Com esses reforços de nível de seleção brasileira, a tendência é que o Maestro, ao lado do Cedemac-MA, figure junto com os dois times. O objetivo será destronar o clube do craque Ricardinho, melhor jogador do mundo na modalidade.
Mais novidades do mercado
E, por falar no Cedemac-MA, o ano também iniciou agitado para os lados dos atuais vice-campeões brasileiros de futebol de 5. Três jogadores deram adeus ao clube: Bill, Marcos Rogério e Marcus Vinícius, que foram para a Paraíba defender a Apadevi. Em compensação, a equipe comandada pela técnica Laryssa Macêdo trouxe Jonatan, da Agafuc e da seleção brasileira, Evandro, da UBC-BA, e Leonardo, do Maestro.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
“A expectativa é imensa, estou super ansioso! Nunca joguei no Nordeste, é uma experiência completamente nova para mim. Mas estou focado pra fazer o meu melhor e conquistar os resultados com a equipe”, afirmou Léo, novo reforço do Cedemac-MA e um dos goleadores do Maestro em 2019. A primeira competição de futebol de 5 prevista em 2021 é o Regional Sul-Sudeste, de 1 a 8 de maio, no CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.