A um ano do início dos Jogos Paralímpicos de 2021, o recordista mundial Daniel Dias segue firme para mais uma participação paralímpica. A preparação do multicampeão, no entanto, ficou comprometida por um período, em época de incertezas por conta do adiamento da competição em virtude da pandemia do coronavírus. Além disso, os treinamentos dentro e fora da piscina acabaram sofrendo alterações e interrupções.
+ Daniel Dias apoia adiamento: ‘seriam os Jogos mais injustos‘
“Foram tempos difíceis e inconstantes que tornaram nossa programação ainda mais desafiadora para a temporada Tóquio 2021. Estamos reinventando os métodos de treinamento tradicional nessa pandemia e ajustando de acordo com as atuais possibilidades, estamos criando formas novas de treinamento para que o Daniel chegue nos Jogos na sua melhor forma física e com os melhores tempos”, disse o técnico do atleta Igor Russi.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Ainda assim, Daniel Dias se mostra otimista para mais uma participação paralímpica. O nadador destacou o trabalho integrado que realizou durante esses tempos com sua equipe técnica.
“O trabalho em equipe está fazendo toda a diferença em minha preparação para a Paralimpíada. A troca de dados a cada semana permite que cada profissional ajuste sua área em prol do mesmo objetivo para aquele determinado período. Cheguei a minha melhor forma física e fiz o melhor tempo da minha vida na última competição internacional. As expectativas para Tóquio estão grandes, sigo confiante”, avalia Daniel Dias.
Friozinho na barriga
Mesmo experiente e multicampeão, Daniel Dias se mostra ansioso para a sua quarta participação paralímpica. Segundo o nadador, a pandemia lhe trouxe uma oportunidade para trabalhar esses aspectos.
“Tentei usar a meu favor este período de isolamento social e adiamento dos Jogos para intensificar meu foco, principalmente o mental. Vejo como um ano a mais de preparação e ajustes, não há tempo a perder. Só a ansiedade que aumentou um pouco, mas faz parte. É bom ter este frio na barriga. Vou para a minha quarta Paralimpíada, mas sempre parece que é a primeira”.
Daniel estreou em Jogos Paralímpicos em Pequim 2008 quando se tornou a grande revelação da natação mundial ao ganhar nove medalhas. O grande volume de conquistas se repetiu em Londres 2012, que até lhe rendeu seu segundo Prêmio Laureus, e no Rio 2016.
Agora o desafio segue para a capital japonesa que está prevista para o período de 24 de agosto a 05 de setembro do ano que vem. As provas da natação ocorrerão de 25 de agosto a 03 de setembro no Centro Aquático de Tóquio.