André Henrique, do Centro de Formação Esportiva– Esportes Paralímpicos, é forte candidato a uma vaga nas Paralimpíadas Escolares
O Centro de Formação Esportiva – Esportes Paralímpicos está com uma nova turma composta por 30 alunos que se destacaram nas aulas regulares do projeto desde abril. Entre os selecionados está André Henrique, do atletismo, que foi escolhido pelos professores que identificaram nele um potencial para o aperfeiçoamento esportivo, visando às Paralimpíadas Escolares deste ano.
“Nós vimos no André um grande potencial para ele se desenvolver no esporte. Mesmo com pouco tempo de treinamento, ele já vem fazendo tempos muito bons nas provas de 400m, mesmo com a concorrência que, para a deficiência dele, é grande”, conta Henrique Gavini de Freitas, professor de atletismo do Centro de Formação Esportiva.
André tem 15 anos e nasceu em São Paulo. Seus pais o adotaram com 12 anos, ainda em 2015, logo após se inscreverem no processo seletivo para habilitação de adoção. Diagnosticado com microcefalia há dois anos, André sempre gostou de esportes e quando seu pai surgiu com a ideia de o inscrever no projeto do Centro de Formação Esportiva, a sua felicidade foi imensa.
“Eu sempre quis correr, corro desde criança. O primeiro esporte que gostei foi o basquete, porque o meu pai joga, depois a corrida, e agora também a natação. No atletismo, eu gosto bastante da prova dos 400m, mas a de 100m não muito, acho muito cansativo”, diz André.
De 14 a 17 de agosto, André participou dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP), que servirá como seletiva para o time que representará São Paulo nas disputas de atletismo das Paralimpíadas Escolares 2018. Junto com ele, outros seis alunos dos Centro de Formação Esportiva participaram da competição. A relação de atletas selecionados ainda não foi divulgada.
O projeto quer identificar, até o fim deste ano, ao menos oito crianças com potencial esportivo para indicar às coordenações técnicas das modalidades que são oferecidas pelo projeto: atletismo, bocha, futebol de 5, goalball, judô, natação, tênis de mesa e vôlei sentado.
Serviço
Podem participar do Centro de Formação Esportiva – Esportes Paralímpicos crianças com deficiência física, visual ou intelectual, de 10 a 17 anos, residentes na cidade de São Paulo ou municípios vizinhos e que estejam matriculadas em rede de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail formacaoesportivaparalimpica@cpb.org.br, contendo idade, tipo de deficiência e a cidade de residência ou pessoalmente no CT Paralímpico (Rodovia dos Imigrantes, km 11.5, São Paulo), com o departamento de Coordenação de Esporte Escolar.