8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Liderança do quadro de medalhas em Paris marca ano do judô

Rebeca Silva, Alana Maldonado, Arthur Cavalcante e Willians Araújo foram alguns destaques da ótima campanha do judô paralímpico nas Paralimpíadas de Paris

Rebeca Silva jogos paralímpicos paris-2024
Rebeca Silva, uma das brasileiras campeãs dos Jogos Paralímpicos de Paris (Foto: Marcello Zambrana/CPB)

Entre os esportes em que o Brasil brilhou nos Jogos Paralímpicos de Paris, o judô paralímpico foi um que terminou na liderança do quadro de medalhas da modalidade. O país levou oito pódios, com destaque para os ouros de Rebeca Silva, Alana Maldonado, Arthur Cavalcante e Willians Araújo, que garantiram os brasileiros na primeira posição geral.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

No feminino, uma das brasileiras campeãs foi Rebeca Silva, vencedora da categoria acima de 70kg da classe J2 (para atletas com deficiência visual que conseguem definir imagens). Na estreia, ela bateu Dursadaf Karimova, do Azerbaijão, por ippon e avançou à semifinal. Sua vaga na decisão saiu com uma vitória nos últimos segundos contra a italiana Carolina Costa. Por fim, Rebeca superou a cubana Sheyla Hernandez e levou o ouro na sua primeira Paralimpíada. Seu feito, inclusive, a rendeu o troféu de Atleta Revelação no Prêmio Paralímpicos, que homenageia os melhores desportistas paralímpicos do ano.

A segunda conquista entre as mulheres no judô veio com Alana Maldonado, na disputa até 70kg J2. Cabeça de chave do torneio, ela fez sua estreia já na semifinal, contra a japonesa Ogawa Kazusa. Após um ippon bem executado, a brasileira se classificou à decisão, diante da chinesa Wang Yue. Alana aplicou dois waza-aris e conquistou o seu bicampeonato paralímpico, já que também venceu nos Jogos de Tóquio-2020.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Campeões entre os homens e outras medalhas

No masculino, outros dois judocas subiram no lugar mais alto do pódio pela primeira vez em uma edição de Paralimpíadas. Arthur Cavalcante foi campeão na categoria até 90kg da classe J1 (destinada aos atletas totalmente cegos ou com percepção de luz, mas sem definição de formatos), batendo o britânico Daniel Powell na grande decisão. Já no acima de 90kg J1, Willians Araújo superou a prata do Rio-2016 e conquistou o ouro ao derrotar Ion Basoc, da Moldávia.

Além dos quatro ouros, o Brasil também levou para casa duas pratas e dois bronzes. Marcelo Casanova ficou em terceiro lugar no até 90kg J2, vencendo o italiano Simone Cannizzaro na luta pela medalha. Entre as mulheres, Brenda Souza e Erika Zoaga fora vice-campeãs no 70 e +70kg, respectivamente, enquanto Rosicleide Andrade conquistou o bronze no 48kg, todas pela classe J1.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Paralimpíada Todo Dia