Depois de subir no pódio em duas edições consecutivas dos Jogos Paralímpicos, no Rio-2016 e em Tóquio-2020, o vôlei sentado brasileiro acabou sem medalhas no evento multiesportivo realizado em Paris. Em função disso, para o ciclo de Los Angeles-2028, as comissões técnicas das seleções masculina e feminina foram alteradas.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
As mulheres foram que alcançaram o melhor resultado na capital francesa, ao finalizarem sua campanha na quarta colocação. Elas estrearam com uma vitória sobre Ruanda por 3 a 0 (25/13, 25/10 e 25/7). Na sequência, excelentes triunfos sobre Canadá e Eslovênia (3 a 1 e 3 a 0, respectivamente) deram a primeira posição da fase de grupos ao Brasil. Já no mata-mata, a seleção verde-amarela caiu na semifinal para os Estados Unidos e perdeu a disputa pela medalha de bronze para as canadenses.
A partir de 2025, José Agtônio Guedes será o comandante da equipe feminina do Brasil, substituindo Fernando Guimarães. Medalhista de bronze nos Jogos do Rio-2016 e de Tóquio-2020, ele retorna ao time após dirigir a seleção masculina na edição de Paris.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Campanha no masculino
Agtônio e a seleção brasileira finalizaram sua campanha nos Jogos Paralímpicos de Paris na sexta posição. A equipe foi superada logo na estreia para a Alemanha, em partida que acabou no placar de 3 a 0 (parciais de 25/16, 31/29 e 25/19). Logo depois, outra derrota na fase de grupos, agora para o favorito Irã. Nem mesmo uma vitória sobre a Ucrânia por 3 a 1 garantiu um lugar para o Brasil na semifinal. Por fim, o Cazaquistão levou a melhor na disputa do quinto lugar, deixando os brasileiros em sexto.
Para o ciclo de Los Angeles-2028, Marcelo Francisco foi o escolhido para assumir a seleção masculina de vôlei sentado. Ele ocupava o cargo de treinador do Círculo Militar do Paraná e fará sua estreia com as cores do Brasil. “O ciclo que se inicia é uma oportunidade para renovação e consolidação de nossas conquistas. Estamos confiantes de que a nova equipe técnica trará inovação e resultados expressivos para o Brasil nos próximos anos,” falou Angelo Alves Neto, presidente da Confederação Brasileira de Vôlei Sentado.
Nos Campeonato Brasileiros, o Sesi-SP foi o grande campeão nos dois naipes. Entre as mulheres, o clube paulista bateu o Aspaego, de Goiás, na decisão por 3 a 0 (25/18, 25/17 e 26/24). No masculino, o time superou o rival Paulistano no tie-break (parciais de 25/23, 21/25, 25/18, 16/25 e 19/17).
*Com informações da Confederação Brasileira de Vôlei Sentado