8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Cristian Ribera vence etapa da Copa do Mundo de cross country

Aline Rocha também conquistou um bom resultado em Vuokatti, ambos na prova de sprint clássico paralímpico para sentados. Outros cinco brasileiros competiram na Finlândia

Cristian Ribera Paraesqui Cross-country Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022 copa do mundo de paraesqui cross-country paralímpico
(Ale Cabral/CPB)

O brasileiro Cristian Ribera venceu a etapa de Vuokatti, na Finlândia, da Copa do Mundo de paraesqui cross-country, no sprint clássico para sentados. Aline Rocha também conquistou um bom resultado, foi terceira colocada na versão feminina da prova. Outros cinco brasileiros disputaram a mesma competição, nesta terça-feira (17). Guilherme Rocha, Robelson Lula, Wesley dos Santos, Elena Regina Souza e Wellington da Silva.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

A prova de sprint clássico para sentados no paraesqui cross-country tem três fases. Começa pela qualificatória, feita via tomada de tempo, onde 12 atletas avançam para a semifinal. A partir daí, o formato é de disputa direta e quem chegar na frente leva. A final tem seis atletas.

Aline Rocha esquia no Mundial Paralimpico de esqui nórdico
Aline Rocha (Ale Cabral/CPB)

Cristian Ribera foi o terceiro na classificatória, com o tempo de 1min48s52. Na final, superou, pela ordem, os chineses Liu Zixu e Lin Mengtao, o cazaque Yerbol Khamitov e mais dois representantes da China, Wang Tao e Mao Zhongwu. Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley dos Santos disputaram a mesma prova. Guilherme parou na semifinal e encerrou a participação em oitavo. Robelson e Wesley ficaram nas qualificatórias e fecharam em 16º e 27º, respectivamente.

Aline Rocha

Aline Rocha foi a quarta melhor na classificatória (2min12s99). Na final, chegou atrás apenas na chinesa Wang Shiyu e da alemã Anja Wickler. Elena Regina Souza também foi à final, após décimo tempo na classificatória (2min22s94), e terminou em sexto. A quarta colocada foi Zhai Yuxin, da China, e em quinto chegou a sul-coreana Kim Yunji.

Por fim, Wellington da Silva disputou o paraesqui cross-country sprint clássico em pé e ficou na fase classificatória. Fez o 18º melhor tempo (3min02s83).

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia