O Tokyo Marine Hall recebeu, nesta quinta-feira (12), a 13ª edição do Prêmio Paralímpicos, evento que reúne e premia os melhores atletas do esporte paralímpico nacional em 2024. Na principal categoria da noite, os nadadores Gabriel Araújo e Carol Santiago venceram o prêmio de Melhor Atleta no masculino e no feminino, respectivamente. Na única decisão pelo voto popular, Giovanna Boscolo, do atletismo, foi a grande premiada como Atleta da Galera.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
No topo de Paris
Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, foi o maior nome da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Ao todo, ele levou três medalhas de ouro para casa: 50 e 100m costas e 200m livre, todas provas para a classe S2 (destinada aos competidores com falta de coordenação motora de alto grau no tronco, nas pernas e nas mãos, e de baixo grau nos braços). Este é o segundo prêmio de Melhor Atleta consecutivo do mineiro de 22 anos, já que também foi eleito no ano passado.
Com a excepcional campanha de 26 medalhas da natação brasileira em Paris, a atleta premiada no feminino também saiu da modalidade. Carol Santiago, da classe S12 (para nadadores com deficiência visual), voltou da França com três ouros e duas pratas, se tornando a maior campeã paralímpica do Brasil em toda a história, com seis conquistas.
Melhores técnicos
Além dos atletas, o Prêmio Paralímpicos elegeu os melhores treinadores da temporada. Nos esportes coletivos, o melhor técnico foi Fábio Vasconcelos, comandante da seleção brasileira de futebol de cegos, dona da medalha de bronze em Paris. Já no individual, o troféu ficou com Amaury Veríssimo, do atletismo, responsável por sete pódios no evento multiesportivo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Homenagem para Joana Neves
O Memória Paralímpica é um prêmio destinado a homenagear personalidades que marcaram a história do esporte paralímpico. Neste ano, a escolhida foi Joana Neves, ex-nadadora que faleceu em março, vítima de uma parada cardiorrespiratória decorrente de um AVC.
Ao todo, Joaninha, como era conhecida, conquistou cinco medalhas em Jogos Paralímpicos, sendo duas de prata e três de bronze, entre as edições de Londres-2012 e Tóquio-2020. Em Campeonatos Mundiais, a brasileira acumulou 11 pódios, com duas conquistas douradas em Glasgow-2015.
Atleta da Galera e Revelação do ano
O único prêmio decidido em votação popular foi o de Atleta da Galera, vencida por Giovanna Boscolo, medalhista de bronze no lançamento de club em Paris-2024. No ano passado, quem levou o troféu foi Mariana D’Andrea, do halterofilismo. Rebeca Silva, do judô, foi escolhida a Atleta Revelação de 2024.
Lista dos vencedores por modalidade no Prêmio Paralímpicos
- Jerusa Geber – Atletismo
- Vitor Tavares – Badminton
- Paola Klokler – Basquete em CR
- Evani Calado – Bocha
- Fernando Rufino – Canoagem
- Jady Malavazzi – Ciclismo
- Jovane Guissone – Esgrima em CR
- Cristian Ribera – Esportes de Inverno
- Raimundo Nonato – Futebol de Cegos
- Evandro Souza – Futebol de PC
- Leomon Moreno – Goalball
- Tayana Medeiros – Halterofilismo
- Sérgio de Oliva – Hipismo
- Rebeca Silva – Judô
- Carol Santiago – Natação
- Diana de Oliveira e Jairo Klug – Remo
- Gabriel Feitosa de Lima – Rúgbi em CR
- Ana Carolina de Moura – Taekwondo
- Bruna Alexandre – Tênis de Mesa
- Leandro Pena – Tênis em CR
- Jane Karla – Tiro com Arco
- Alexandre Galgani – Tiro Esportivo
- Jéssica Ferreira – Triatlo
- Suellen Lima – Vôlei Sentado