O Praia/CDDU/Futel-MG marcou 249 pontos e conquistou, neste domingo (8), o Campeonato Brasileiro de halterofilismo paralímpico, no CT Paralímpico, em São Paulo. O dia de encerramento do evento teve três novos recordes nacionais, dois deles para atletas da equipe mineira.
- Bindilatti e Martins ficam em quarto lugar em Park City
- XV de Jaú x São Paulo – Copinha 2025: onde assistir ao vivo
- Brasil perde primeiro amistoso contra a Alemanha
- CT Paralímpico será sede do Mundial sub-23 de basquete em CR
- Santo André x Corinthians – Copinha 2025: onde assistir ao vivo
A segunda colocação ficou com a Sadef-RN (154 pontos) e a AESA/Itu-SP completou o pódio (149,5 pontos). O Brasileiro de halterofilismo teve a reestreia da carioca Tayana Medeiros após os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, ocasião em que venceu a categoria até 86kg com um levantamento de 156kg.
No Brasileiro, Tayana, representante do campeão Praia/CDDU/Futel, voltou a obter uma medalha de ouro, com um levantamento de 148kg. “Foi uma competição muito boa. Em minha última pedida, dei uma desestabilizada, mas consegui voltar ao eixo e cumprir o que tínhamos planejado aqui no Brasileiro. Hoje, fiz o que estava planejado para brigar pelo maior supino da competição entre mulheres”, afirmou a atleta.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
BRASILEIRO DOS RECORDES
O primeiro recorde deste domingo foi conquistado pela baiana Edilândia Araújo, também do Praia/CDDU/Futel. Ela realizou um levantamento de 143kg e estabeleceu a melhor marca nacional na categoria acima de 86kg, que era de Tayana: 140kg levantados na etapa de Dubai da Copa do Mundo, no último mês de março.
“A ficha ainda está caindo. Cada treino é um treino, cada degrau é um degrau. Só agradeço a Deus pela conquista. Agora é seguir devagar e mantendo o foco. Ser recordista brasileira com 143kg para mim é algo que eu realmente não imaginava. Estou muito feliz”, disse Edilândia.
Já o segundo recorde da equipe do Praia/CDDU/Futel veio com Mateus de Assis, da categoria até 107kg, que suportou 220kg em seu terceiro levantamento. Um terceiro recorde brasileiro foi quebrado neste domingo pelo carioca Gustavo de Souza, da categoria acima de 107kg e representante do clube ADAAN-RJ. O atleta ergueu 252kg e deixou para trás a sua própria marca de 246kg registrada em março. Por fim, O terceiro recorde nacional do Praia/CDDU/Futel foi no sábado, dia de abertura do evento. O mineiro Marco Túlio Cruz, na categoria até 49kg, ao suportar 166kg.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
*Texto feito com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro