O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, receberá de sexta-feira (6) a domingo (8), edições simultâneas do Campeonato Brasileiro de três modalidades: atletismo, halterofilismo e natação. Ao todo, as disputas levarão à capital paulista nove campeões dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, que conquistaram 14 das 25 medalhas de ouro do Brasil na França.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
No mesmo período, o Centro Militar de Tiro Esportivo, no Rio de Janeiro, sediará o Brasileiro de tiro esportivo paralímpico. Considerando as quatro modalidades, as competições vão reunir 1.197 atletas neste final de semana. As provas de atletismo vão receber o maior número de esportistas, com 737 inscritos. Além dos campeões paralímpicos, os eventos ainda receberão outros 37 medalhistas dos Jogos de Paris.
- Thiago Monteiro fura quali e Brasil terá quatro na chave principal
- Dominante, João Fonseca chega à chave principal do AusOpen
- Minas e Suzano ganham na abertura do returno da Superliga
- Zumbi vira sobre o Flamengo e avança de fase na Copinha
- Fluminense vira contra Pinheiros e ameaça top 5 da Superliga
Atletismo
O maior número de campeões paralímpicos em ação irá se concentrar no atletismo. Estão inscritos para o Brasileiro o sul-mato-grossense Yeltsin Jacques, ouro nos 1500m da classe T11 (deficiência visual); o mineiro Claudiney Batista, ouro no lançamento de disco F56 (que competem sentados); a paraense Fernanda Yara, ouro nos 400mT47 (limitações em membros superiores); a paulista Beth Gomes, ouro no lançamento de disco F53 (cadeirantes); e a maranhense Rayane Soares, ouro nos 400m T13 (baixa visão).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
“Este ano de 2024 foi de muitas realizações, com meu tricampeonato mundial e paralímpico. Logo após os Jogos de Paris, defini com meu treinador (João Paulo Cunha) que eu continuaria focado e ativo para seguir melhorando minha marca. Dei meu melhor e espero fazer isso no Campeonato Brasileiro”, afirmou o lançador Claudiney Batista.
Natação
O Campeonato Brasileiro de natação contará com dois campeões paralímpicos: o mineiro Gabriel Araújo, ouro nos 100m costas, 200m livre e 50m costas para a classe S2 (comprometimento físico-motor); e o catarinense Talisson Glock, ouro nos 400m livre S6 (comprometimento físico-motor).
Halterofilismo
As duas medalhistas de ouro brasileiras na modalidade em Paris estarão presentes no Brasileiro de halterofilismo: a paulista e bicampeã paralímpica Mariana D’Andrea, ouro na categoria até 73kg em Tóquio-2020 e em Paris-2024, e a carioca Tayana Medeiros, vencedora da categoria até 86kg na França neste ano.
“O Campeonato Brasileiro tem os melhores atletas do Brasil, buscando fazer o seu melhor. Nós que participamos dos Jogos precisamos defender a nossa posição como representantes do Brasil. Sabemos que muitos atletas, que competem diretamente com a gente, querem fazer o seu melhor para tentar vencer ou se aproximar das nossas marcas. Por isso, estou bem treinada para competir bem, e defender o meu posto, e assim encerrar o ano com mais uma vitória”, disse Mariana.
Tiro esportivo
No tiro esportivo, um dos destaques será a participação do paulista Alexandre Galgani, prata em Paris e único medalhista brasileiro da modalidade na história dos Jogos. “Não vejo a hora de participar de uma disputa outra vez. Estou treinando firme para esse Campeonato Brasileiro. Quero quebrar barreiras e superar o que já fiz nas edições anteriores. Agora, como medalhista paralímpico, tenho um incentivo a mais para treinar e ir atrás de meu sonho, que é o ouro nos Jogos”, afirmou o atirador.
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro