8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Leandro de Oliveira quebra recorde no Brasileiro Sub-20

O atleta encerrou o Brasileiro sub-20 de atletismo estabelecendo um recorde de 6,19m no salto em distância da classe T38

Leandro de Oliveira Viana em ação no Brasileiro de atletismo sub-20 | Foto: Alessandra Cabral/CPB

O Brasileiro de atletismo sub-20 encerrou neste domingo (20) no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O destaque desse último dia ficou com Leandro de Oliveira Viana, que conquistou a medalha de ouro e quebrou o recorde da competição no salto em distância da classe T38 (paralisados cerebrais).

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

No último dia do evento, Leandro de Oliveira Viana conquistou o campeonato e estabeleceu um recorde da competição no salto em distância, registrando 6,19m e superando a marca de 5,01m, que Henrique Ferreira havia feito em 2022. Embora o salto deste domingo tenha sido significativo, não representa o melhor resultado de Leandro na temporada. Ele ocupa a quarta posição no ranking mundial de 2024, com a marca de 6,46m, registrada na primeira fase em março, também no CT Paralímpico.

“Eu gostei do meu salto hoje. Sei que eu poderia ter feito melhor, mas eu me senti um pouco cansado, porque eu corri os 100m no sábado e bati o recorde sub-20 da prova”, disse o atleta. Nos 100m, ele completou a distância em 11s48, superando sua própria marca de 11s51 registrada em junho deste ano.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Leandro também competiu em eventos fora do Brasil. Em 2022, ele participou da Gymnasiade, na França, uma competição conhecida como a Olimpíada Internacional do Desporto Escolar, que reúne atletas com e sem deficiência. No último mês de junho, em Paris, ele representou o Brasil no Grand Prix de atletismo paralímpico, onde conquistou a medalha de prata no salto em distância e o bronze nos 400m.

Programação

O Brasileiro de atletismo sub-20, realizado desde quarta-feira (16) em conjunto com o Campeonato Brasileiro sub-17, reuniu 335 atletas. Além disso, o evento tem como objetivo identificar novos talentos nacionais da modalidade, por meio de provas de pista e campo.

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro

Graduanda em Jornalismo pela PUC-SP e apaixonada pelo universo esportivo e por Ginástica Rítmica.

Mais em Paralimpíada Todo Dia