O Brasileiro de atletismo sub-20 começou na manhã deste sábado (19), na pista e no campo do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Logo na abertura do evento do CPB, dois recordes da competição foram batidos na mesma prova, a dos 100m da classe T11/12. Os responsáveis pelas quebras foram o capixaba Gláuber Almeida e o paulista João Pedro Dantas.
- Lucarelli leva a melhor sobre Felipe Roque na liga japonesa
- Lucas Pinheiro é 12º na Copa do Mundo de Wengen
- Naná, Victória e Pedro caem nas duplas no Australian Open Juvenil
- Australian Open – Agenda e resultados dos brasileiros
- Warriors sofre, mas arranca vitória sobre Wizards pela NBA
Gláuber, de 19 anos, representante do clube EC Serra-ES, é da classe T12, ou seja, tem uma limitação visual menor à de João, que corre na T11. O capixaba cumpriu a distância em 11s69, superando sua própria marca de 11s82, estabelecidos no Campeonato Brasileiro de atletismo sub-20 do ano passado, também no CT Paralímpico.
Já João Pedro, de 17 anos, registrou o tempo de 12s41 e melhorou em mais de 2s o antigo recorde, que pertencia a Renato Henrique Silva. Ele fez os 100m em 14s96, na estreia da competição, em 2022.
“Gostei da prova. Confesso que não esperava quebrar o recorde da competição hoje. Fui consciente de que deveria fazer uma boa corrida, mas tomando os cuidados para não ter uma lesão”, disse João, do Time Naurú-SP, que também é o detentor do recorde nacional sub-20, com a marca de 11s74, feitos em março do ano passado.
“Na semana que vem, viajo para o Bahrein, onde disputarei a Gymnasiade (Olimpíada Internacional do Desporto Escolar, que reúne atletas com e sem deficiência). Sei que lá posso fazer um tempo melhor, porque já corri bem abaixo dessa marca”, completou o atleta.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
OUTROS DESTAQUES
Além dos dois velocistas, atletas da classe 72 também se destacaram na manhã deste sábado. Brenda Bensberg Sanches, da AFADEFI/FMEBC-SC, bateu o recorde brasileiro sub-20 com o tempo de 21s59. A melhor marca anterior era da própria atleta (22s17). Já no masculino, João Cunha, também da AFADEFI/FMEBC-SC, ficou com o ouro ao terminar a distância em 15s95.
O Brasileiro de atletismo sub-20 vai até domingo (20). A competição, contando com o sub-17, reúne 335 atletas no CT Paralímpico desde quarta-feira (16), sendo que só não houve disputas na sexta-feira (18).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro