A Série A do Campeonato Brasileiro de futebol de cegos começará na próxima terça-feira (8), em São Paulo, e será realizado até o dia 13, com a final no Centro de Treinamento Paralímpico. Os duelos de semifinais, disputa pelo bronze e a decisão serão transmitidos ao vivo pelo canal do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) no YouTube.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
O torneio reúne os melhores atletas do Brasil e do mundo. Nesta edição, jogadores de Argentina, Chile, Colômbia, Inglaterra, Itália e Peru participarão da competição. Entre os integrantes da seleção brasileira, que conquistou o bronze nos Jogos de Paris-2024, todos os dez medalhistas estarão presentes: os goleiros Luan e Matheus Costa, o fixo Cássio, os alas Maicon, Tiago Paraná, Jefinho, Jonatan Felipe, Ricardinho e Jardiel, e o pivô Nonato.
Além disso, pela primeira vez na história da modalidade, um time de futebol tradicional participará da competição. O Corinthians fará sua estreia graças a uma parceria com o Maestro-PR, associação que já participa do calendário da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) desde 2018.
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
Histórico do Brasileiro
A primeira competição de futebol de cegos de caráter nacional foi disputada em 1986. Desde 2011, a modalidade é administrada pela CBDV. Na história, o ICB-BA (Instituto de Cegos da Bahia) é o maior vencedor, com sete conquistas. A Agafuc-RS (Associação Gaúcha de Futsal para Cegos), atual campeã do Brasileiro, vem em seguida, com seis.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
A edição de 2024 do Brasileiro de futebol de cegos conta com 12 equipes: Acergs-RS, Adef-DF, Adesul-CE, Agafuc, AMC-MT, Apace-PB, Apadv-SP, Apadevi-PB, Corinthians, Escema-MA, INV-SP e Uniace-DF. Elas são divididas em três grupos e jogam entre si em turno único. Avançam às quartas de final as oito mais bem classificadas no geral, independentemente dos grupos a que pertençam. Por outro lado, caem para a Série B as três piores na classificação geral.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais