8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

IPC anuncia seis esportes para as Paralimpíadas de Inverno de 2030

Biatlo, curling em cadeira de rodas, esqui alpino, esqui cross-country, hóquei sobre trenó e snowboard irão compor o programa do evento

André Cintra salta durante prova de snowboard nos Jogos de Inverno de Pequim-2022 (Foto: (Alessandra Cabral/CPB)
André Cintra salta durante prova de snowboard nos Jogos de Inverno de Pequim-2022 (Foto: Alessandra Cabral/CPB)

O Conselho de Governança do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, da sigla em inglês) aprovou e divulgou as seis modalidades que farão parte das Paralimpíadas de Inverno dos Alpes Franceses-2030. O anúncio da sede na França foi realizado no mês de julho, pouco antes do início dos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Os esportes na edição dos Alpes Franceses-2030 serão os mesmos que foram disputados na última competição, nos Jogos de Pequim-2022, na China: biatlo paralímpico, curling em cadeira de rodas, esqui alpino paralímpico, esqui cross-country paralímpico, hóquei sobre trenó e snowboard paralímpico.

“Estamos extremamente entusiasmados em confirmar as seis modalidades que formarão o programa esportivo dos Jogos Paralímpicos de Inverno dos Alpes Franceses-2030. Como demonstrado nas edições anteriores, todos os seis esportes oferecem competição de alto nível, representando o que há de melhor no esporte paralímpico. Estamos ansiosos para trabalhar com todas as federações internacionais à medida que nos aproximamos do que será uma edição fantástica dos Jogos em 2030”, afirmou Andrew Parsons, presidente do IPC.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Após a análise das solicitações pelas federações internacionais no início do ano, o IPC avaliou cada modalidade candidata de acordo com o Manual da entidade internacional e buscou esclarecimentos adicionais dos solicitantes quando necessário. Os esportes, disciplinas e eventos de medalha a serem incluídos no programa esportivo das Paralimpíadas são determinados pelo Conselho de Governança do IPC, após uma revisão e recomendação da equipe de gestão da entidade.

*Com informações do Comitê Paralímpico Internacional e do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia