O Brasil será sede da próxima edição do Campeonato Mundial sub-23 de basquete em cadeira de rodas. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (25) pela Federação Internacional, a IWBF, sigla em inglês. O torneio cai acontecer em junho de 2025, no Centro de Treinamento Paralímpico, localizado em São Paulo.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
A competição vai contar com organização da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC) e será a primeira vez após quase 25 anos que o país sedia o Mundial sub-23 da modalidade. Em 2001, a cidade catarinense de Blumenau recebeu a competição. Naquela oportunidade, o Brasil ficou com o vice-campeonato, enquanto o título terminou com o Canadá.
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
“Estamos orgulhosos de termos sido escolhidos para sediar este prestigiado evento pela segunda vez na história do basquete em cadeira de rodas. Estamos certos de que daremos a melhor hospitalidade a todos os participantes em nosso Centro de Treinamento Paralímpico. Este evento será uma grande oportunidade para motivar os nossos jovens jogadores com deficiência a aderir ao maravilhoso jogo de basquete em cadeira de rodas. Agradecemos à IWBF por isso”, disse Mário Belo, presidente da CBBC.
A competição vai reunir as 12 melhores seleções de todos os continentes do mundo. O Brasil já possui vaga porque recebe o evento. Além disso, estão classificadas cinco equipes da Europa: Grã-Bretanha, Alemanha, Turquia, Itália e Israel. Torneios qualificatórios continentais definirão as demais vagas.
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)