O Brasil será sede da próxima edição do Campeonato Mundial sub-23 de basquete em cadeira de rodas. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (25) pela Federação Internacional, a IWBF, sigla em inglês. O torneio cai acontecer em junho de 2025, no Centro de Treinamento Paralímpico, localizado em São Paulo.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
A competição vai contar com organização da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC) e será a primeira vez após quase 25 anos que o país sedia o Mundial sub-23 da modalidade. Em 2001, a cidade catarinense de Blumenau recebeu a competição. Naquela oportunidade, o Brasil ficou com o vice-campeonato, enquanto o título terminou com o Canadá.
- Vitória Miranda vence a primeira e Luiz Calixto se complica
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
“Estamos orgulhosos de termos sido escolhidos para sediar este prestigiado evento pela segunda vez na história do basquete em cadeira de rodas. Estamos certos de que daremos a melhor hospitalidade a todos os participantes em nosso Centro de Treinamento Paralímpico. Este evento será uma grande oportunidade para motivar os nossos jovens jogadores com deficiência a aderir ao maravilhoso jogo de basquete em cadeira de rodas. Agradecemos à IWBF por isso”, disse Mário Belo, presidente da CBBC.
A competição vai reunir as 12 melhores seleções de todos os continentes do mundo. O Brasil já possui vaga porque recebe o evento. Além disso, estão classificadas cinco equipes da Europa: Grã-Bretanha, Alemanha, Turquia, Itália e Israel. Torneios qualificatórios continentais definirão as demais vagas.
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)