A final do Campeonato Brasileiro Série B de futebol de cegos vai reunir, nesta sexta-feira (13), a Acelgo-GO (Associação de Cegos para Esporte e Lazer de Goiás) e o Cedemac-MA (Centro Desportivo Maranhense de Cegos), que disputarão a taça a partir das 9h15 (horário de Brasília-DF). O evento acontece no CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Goianos a maranhenses venceram seus confrontos semifinais nesta quinta (12) e garantiram antecipadamente suas vagas na elite do ano que vem. Além disso, o torneio concede uma terceira vaga na Série A, que sairá do vencedor da disputa do bronze entre Unicep-ES (União de Cegos Dom Pedro II) e Insep-SP (Instituto Socioesportivo Paratleta), às 8h.
Campeã regional deste ano, a Associação de Goiás chega com na final com uma campanha irretocável: ganhou seus três duelos da fase de grupos – CFA-PR (2 a 0), o próprio Cedemac (3 a 1) e o CFCP-PA (1 a 0) – além de ter vencido o Insep na semifinal por 1 a 0, gol de Marcos Rogério, o Costela. Já o clube maranhense, superou a etapa inicial com duas vitórias e uma derrota e empatou seu confronto na semi contra o Unicep em 1 a 1. Nos pênaltis, o goleiro Jairo defendeu uma cobrança e garantiu o acesso ao Cedemac.
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
Histórico das equipes finalistas
Donos das duas melhores campanhas da competição, Acelgo e Cedemac nunca protagonizaram uma decisão em qualquer divisão nacional do futebol de cegos, mas cada um possui um título de Série B. Os goianos venceram a edição de 2022, quando derrotaram os cariocas da Urece. Os maranhenses, que por quatro vezes foram vice-campeões brasileiros, conquistaram a segunda divisão em 2016, batendo os sul-mato-grossenses do Ismac.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais