Paris – O catarinense Ezequiel Correa encerrou sua primeira participação paralímpica. Ele teve duas tentativas válidas, com 174kg como melhor marca, e ficou em oitavo lugar na disputa da categoria até 72kg do halterofilismo em Paris-2024, realizada na Arena La Chapelle, nesta sexta-feira (06). O vencedor foi o malaio Bonnie Gustin, com 226kg erguidos.
+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024
Dono da oitava marca inicial entre os oito inscritos da prova, Ezequiel Correa foi o primeiro a competir. Ele iniciou sua participação com 170kg e obteve êxito com tranquilidade. Na segunda rodada, o catarinense aumentou a pedida para 174kg e, desta vez, teve maior dificuldade para erguer a marca, com apenas dois dos três juízes validando a tentativa.
- Rayssa Leal lidera a bateria e avança para a final da SLS Tóquio
- Wiggins marca 30 e os Warriors vencem Pelicans
- Superliga: Brasília emplaca 3ª vitória seguida; Fla perde de novo
- ‘Edsons’ ficam em 8º lugar no Pan-Americano de bobsled
- Arthur/Adrielson e Talita/Taiana vão às semis no Rio de Janeiro
Em sua última tentativa, Ezequiel tentou erguer 181kg, marca que lhe daria a sétima posição, mas ele não obteve sucesso. Assim, permaneceu com 174kg e ficou na oitava colocação geral. O malaio Bonnie Bunyau Gustin sobrou na disputa e levou o ouro com 226kg erguidos, após duas tentativas válidas. O chinês Hu Peng ficou com a prata, com 214kg, enquanto o italiano Donato Telesca faturou o bronze com 213kg.
De Tubarão para Paris
Esta foi a primeira participação paralímpica de Ezequiel, que tem 36 anos e é natural de Tubarão (SC). Ele tem baixa estatura devido à má-formação dos membros inferiores. O catarinense iniciou os treinos no halterofilismo em 2015, após convite de um técnico. Atualmente, ele é dono do recorde brasileiro da categoria até 72kg, com 186kg erguidos na conquista do bronze do Parapan de Santiago-2023.
Ezequiel Correa foi o terceiro atleta do halterofilismo brasileiro a entrar em ação nas Paralimpíadas de Paris-2024. Antes dele, Lara Lima (41kg) conquistou a medalha de bronze e Maria Rizonaide da Silva (50kg) terminou na sexta colocação. Ainda nesta sexta-feira, mais três brasileiros entrarão em ação na Arena La Chapelle: Ana Paula Marques (61kg), Maria de Fátima Castro (67kg) e Ailton Castro (80kg).