Paris – A seleção masculina de goalball do Brasil conquistou a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris. A equipe bateu a China por 5 a 3 em duelo realizado nesta quinta-feira (5). Esta é a quarta Paralimpíada seguida que o time sobe ao pódio.
+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024
A partida contra os chineses foi uma reedição da final de Tóquio-2020 e do último Mundial da modalidade, disputado em 2022, em Matosinhos, Portugal. O Brasil foi campeão em ambas ocasiões.
O trio inicial brasileiro foi formado por Leomon, Parazinho e Emerson, que seguiu assim até o fim da partida. Já os chineses foram à quadra com Mingyuan Yang, Qinquan Yu e Deyi Yu.
- Sem Gui Santos, Warriors vence Wizards na NBA
- Mackenzie vence pela primeira vez na Superliga após 12 anos
- Flamengo atropela Caxias e assume a liderança do NBB
- Laura Pigossi se recupera de revés e avança nas duplas em Cáli
- Davi Fujii e Karina Senaga avançam aos playoffs em Caracas
Como foi o jogo
O Brasil abriu o placar com 5m30 para o fim do primeiro tempo. Leomon acertou uma boa da diagonal esquerda para a direita, que passou por cima de dois atletas. A melhor chance da equipe asiática veio nos últimos segundos, em uma bola alta, mas Emerson fez grande defesa para levar a vantagem na primeira etapa.
A segunda etapa foi mais movimentada. Os atuais tricampeões do mundo conseguiram dois gols seguidos. Parazinho acertou uma paralela que passou por baixo de Yang. No ataque seguinte, foi a vez de Leomon acertar uma paralela para dar uma vantagem confortável com 10 minutos a serem jogados.
O camisa 4 ampliou o placar com uma bola rasteira e cadenciada. Logo em seguida, Yang diminuiu para a China. O artilheiro chinês lançou uma bola no centro, Emerson tentou defender, mas foi encoberto.
Pouco depois, foi a vez de Parazinho encobrir o adversário e deixar 5 a 1 no placar. Os chineses descontaram com Deyi Yang. Ele fez dois gols ao acertar o canto direito da meta brasileira. Mas os brasileiros mantiveram a liderança para vencer a partida e subir ao pódio.
“A resiliência desse grupo é algo surreal. Eu vi isso em 2016 na torcida pelos meninos, e agora dentro do grupo. A gente teve um resultado que a gente não esperava ontem, mas cada atleta reage de uma forma. Essa medalha significa muito mais do que pra nós, individualmente. A gente sabe o tanto que representa para o investimento no goalball brasileiro, para mais competições, mais fase de treinamento, incentivo nos jovens, para as transmissões, igual vocês fazem aqui, para levar o global pro Brasil. Então a gente estava representando tudo isso aqui hoje”, destacou Emerson.
Nas quartas de final, o Brasil perdeu para a Ucrânia por 6 a 4. A equipe europeia vai fazer a final contra o Japão ainda nesta quinta-feira.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK