O Brasil jogou duas quartas de final no torneio de bocha dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024 nesta quarta-feira e acabou eliminado em ambos. Na chave de equipes mistas das classes BC1/BC2, o trio formado por Iuri Silva, Maciel Santos e Andreza Oliveira perdeu do time do Japão e ficou pelo caminho. O mesmo desfecho aconteceu a categoria de pares BC3. A dupla composta por Evelyn Oliveira e Mateus Carvalho foi derrotada por Hong Kong e se despediu do evento.
+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024
- Rio e Niterói oficializam candidatura aos Jogos Pan de 2031
- Emanuel Rego é indicado ao cargo de Diretor Geral do COB
- Dueto do nado artístico questiona escolhas da confederação
- Goiás bate São José e soma terceira vitória na Superliga
- São Paulo fecha o calendário 2024 com o SLS Super Crown
Revés de virada e no tie-break
Iuri Silva, Maciel Santos e Andreza Oliveira foram superiores aos japoneses Hiromi Endo, Takayuki Hirose e Hidetaka Sugimura na maior parte do duelo, porém, deixaram os rivais igualarem o placar na última rodada. Os brasileiros da equipe mista BC1/BC2 perderam de 1 a 0 a rodada inicial, mas depois fizeram um ponto em cada uma das quatro etapas seguintes e viraram: 4 a 1. A vitória parecia encaminhada, no entanto, o Japão marcou três pontos na mesma fase do embate e empatou para forçar o tie-break: 4 a 4.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Na rodada de desempate, os japoneses foram mais eficientes e marcaram 1 a 0. Desta forma, o time asiático avançou para a fase semifinal em equipes mistas das classes BC1/BC2 da bocha nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Já no duelo em pares BC3, Evelyn Oliveira e Mateus Carvalho também foram superados com virada. Eles fizeram 1 a 0 na rodada de abertura, mas, após isso, permitiram a reviravolta da dupla de Hong Kong. Os atletas Yuen Kei Ho e Tak Wah Tse fecharam em 3 a 1.
Campanha em Paris-2024
O trio BC1/BC2 fez os dois pelo Grupo B das equipes mistas da bocha na parte da tarde de terça-feira (3). O início foi ruim, com um revés bem doloroso para a Eslováquia, por 6 a 5. Andreza Oliveira, Iuri Tauan e Maciel Santos chegaram a fazer 5 a 0 nos dois primeiros períodos – denominados “end”. No entanto, os rivais viraram com uma reação fase a fase. Os eslovacos fizeram um ponto no terceiro, outro no quarto, mais dois no quinto e a virada veio no sexto e último.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Como a Eslováquia tinha ganhado da Tailândia, outro país do grupo, brasileiros e tailandeses decidiram quem ficaria com a segunda vaga. A parada foi dura para o Brasil, já que os asiáticos chegaram em Paris como bicampeões paralímpicos. Mas deu Brasil por 7 a 3. Os brasileiros abriram 3 a 0 no primeiro end, e os tailandeses descontaram para 3 a 2 nos dois seguintes. No quarto, mais dois pontos para o Brasil, a Tailândia descontou um ponto no quinto, mas, no sexto, a vitória veio com mais dois pontos.
Na classe BC3 da bocha paralímpica, Mateus Carvalho e Evelyn Oliveira venceram África do Sul na terça de manhã. Como os sul-africanos também perderam do outro integrante do grupo, a Grécia, brasileiros e gregos foram para a cancha classificados. Faltava somente definir quem seria o primeiro lugar da chave. Os gregos venceram por 4 a 1 sem maiores problemas. Abriram 4 a 0 com dois pontos no primeiro end, um no segundo e outro no terceiro. Mateus e Evelyn descontaram no quarto.